Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2011 - 19h25

Artista plástico polonês é assaltado por quadrilha armada na BA

Publicidade

PEDRO LEAL FONSECA
DE SALVADOR

O artista plástico polonês Frans Krajcberg, 90, teve sua sua casa assaltada por quatro homens armados, na noite de quinta-feira (15), na Bahia. Três suspeitos já foram presos.

O crime aconteceu em Nova Viçosa, no sul da Bahia. Segundo o artista, essa é a oitava vez que o sítio onde mora e mantém o seu ateliê é invadido.

Um parte grande do acervo do artista foi levada pelos assaltantes. De acordo com a Polícia Militar da Bahia, todas as peças roubadas foram recuperadas. Com um dos suspeitos, foram encontrados dois revólveres, uma pistola, uma faca de caça, uma touca e três pares de luvas.

"Foi muito difícil. Eu só tentava me manter calmo. Eles me maltrataram muito e ameaçaram me matar várias vezes", disse Krajcberg à Folha. O artista estava sozinho no momento do crime e afirmou ter reconhecido alguns dos assaltantes como ex-funcionários seus.

"Essa é a oitava vez que isso acontece comigo e a primeira em que a polícia consegue prender os ladrões. A violência subiu muito aqui. Essa cidade não é mais a mesma", disse.

O artista plástico se instalou em Nova Viçosa em 1972, mas não sabe se permanecerá no local devido à violência. "Eu não estou aguentando mais. Não sei mais o que fazer: ir embora já ou depois? Ontem à noite, eu tive que ir dormir em um hotel", afirmou.

Obras de Frans Krajcberg estão em cartaz em São Paulo e Salvador. A mostra "Krajcberg, o Homem e a Natureza no Ano Internacional das Florestas", no Museu Afro Brasil (zona sul de São Paulo), segue até 6 de novembro. Em Salvador, a mostra "Grito! Ano Mundial da Árvore" pode ser vista no Palacete das Artes Rodin Bahia, até 31 de julho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página