Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2011 - 21h59

Semana começa com ar seco em todo o centro do país

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A segunda-feira (18) inicia a semana com baixa umidade relativa do ar em toda a parte central do Brasil, segundo a previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A umidade relativa do ar estará baixa no período da tarde entre o Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, oeste e norte de Minas Gerais, oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, Tocantins, sul do Pará e sudeste do Amazonas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.

Na tarde de domingo (17), as medições das estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), registraram mais de 120 cidades que tiveram níveis de umidade relativa inferior aos 30%.

Os menores índices de umidade relativa se concentram em nove estados: Tocantins, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.

As cidades de Campo Verde (MT) e Presidente Prudente (SP) registraram apenas 13%, índice considerado estado de alerta.

Editoria de arte/Folhapress

CHUVAS

Na região Sul haverá muitas nuvens e chuva que pode ser forte. Isso deve ocorrer entre o nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e do Paraná.

No norte do Rio Grande do Sul, nas demais áreas de Santa Catarina e do Paraná, chegando até o centro-sul do Mato Grosso do Sul, também haverá muita nebulosidade, mas a chuva ocorrerá em forma de pancadas.

O sol aparece entre poucas nuvens no oeste e sul do Rio Grande do Sul.

No Sudeste, durante o decorrer do dia a instabilidade aumentará em São Paulo com chances para pancadas de chuva em grande parte do estado.

Nas regiões Norte e Nordeste haverá sol, variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas no oeste e norte do Amazonas, em Roraima, na faixa norte do Pará, Maranhão, Amapá, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba e no litoral da Bahia.

Há risco de chuva forte e acumulado de chuva em alguns pontos entre a Ilha do Marajó, no nordeste do Pará, noroeste do Maranhão, norte e leste do Rio Grande do Norte e no litoral da Paraíba.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página