Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2011 - 14h05

Metrô de SP anuncia aquisição de 26 trens para linha-5 Lilás

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Metrô de São Paulo anunciou a aquisição de 26 novos trens que deverão integrar a frota da linha-5 Lilás --atualmente entre Capão Redondo e Largo Treze, em Santo Amaro (zona sul de SP), e que está em obras de expansão até a estação Chácara Klabin

De acordo com o metrô, o primeiro destes 26 trens, com seis carros cada, será entregue em 2013 --ano da inauguração da estação Adolfo Pinheiro, também na zona sul. Os demais devem ser entregues, progressivamente, dentro do período de 40 meses.

Ainda segundo o metrô, as composições custarão pouco mais de R$ 615 milhões e serão fornecidas pela fabricante espanhola CAF --que possui fábrica no município paulista de Hortolândia.

No próximo dia 28, o Metrô prometeu realizar audiência pública para discutir a aquisição de 15 novos trens para as linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Dessa forma, as linhas terão 41 novas composições --de um total de 246 trens.

CONLUIO

Em maio, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu retomar a obra da linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo apesar das suspeitas de que houve acerto entre as empreiteiras na divisão dos lotes.

A suspeita foi revelada pela Folha em outubro do ano passado. Um vídeo e um documento com firma reconhecida em cartório anunciavam seis meses antes da conclusão da licitação os vencedores dos lotes 3 a 8 da linha Lilás.

À época, o presidente do Metrô, Sergio Avelleda, disse à Folha que o vídeo e o documento não tinham força de prova judicial. Foi essa a conclusão de um processo interno feito pela companhia e de análise do Instituto de Criminalística.

"Os indícios de conluio não se transformaram em provas", afirmou Avelleda.

O trecho, orçado em cerca de R$ 4 bilhões, será a obra mais cara do Metrô de São Paulo e ligará a Chácara Klabin, na Vila Mariana, à Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro, ambos na zona sul.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página