Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2011 - 19h59

Fiscalização interdita instalações de indústria nuclear na Bahia

Publicidade

PEDRO LEAL FONSECA
DE SALVADOR

A estatal INB (Indústrias Nucleares do Brasil) teve partes de suas instalações em Caetité (624 km de Salvador) interditadas pelo Ministério do Trabalho por conta da exposição dos trabalhadores a material radioativo.

Em Caetité fica a única mina de urânio em funcionamento no país. A INB é ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Em uma fiscalização realizada na semana passada, o Ministério do Trabalho constatou que a operação de embalagem e reembalagem de urânio era feita "sem a adequada proteção dos trabalhadores diretamente envolvidos, bem como dos demais empregados em áreas adjacentes". A interdição ocorreu na última sexta-feira (29).

Ainda segundo o Ministério do Trabalho, a cabine projetada para reembalagem do urânio enviado pela Marinha para a fábrica da INB na Bahia "não é eficiente e permite a fuga de material radioativo para o ambiente externo".

Em maio, reportagem da Folha mostrou que a população de Caetité bloqueou carretas que carregavam 90 tonelada de urânio em protesto.

O material era transportado de Iperó (126 km de São Paulo) para Caetité. Na Bahia, o urânio seria reembalado e posteriormente enviado à Europa, para enriquecimento.

Segundo a INB, todo o material já foi enviado à Europa. A estatal afirmou ainda que tomará as medidas judiciais cabíveis para interromper a interdição do setor de embalagem de suas instalações em Caetité.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página