Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2011 - 18h36

PM apreende meninas suspeitas de integrar "gangue das garotas"

Publicidade

DE SÃO PAULO

Cinco meninas foram apreendidas pela Polícia Militar, na última quarta-feira, ao lado da estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde do metrô). Elas são suspeitas de integrar a "gangue das garotas", que promove arrastões na região da Vila Mariana (zona sul de SP).

Segundo policiais do 6º DP (Cambuci), as crianças --de idades não identificadas-- foram levadas ao distrito pela Polícia Militar. Após o registro da ocorrência, as meninas seguiram para o Conselho Tutelar da Sé.

Procurado pela reportagem, um conselheiro da Sé informou que a responsável pela assistência às crianças não estava e que ele não poderia prestar informações sobre o destino dado às meninas.

ARRASTÕES

Em reportagem publicada na última terça-feira, a Folha mostrou que um grupo de 15 crianças, formado majoritariamente por meninas, vem promovendo arrastões na rua Domingo de Morais, na Vila Mariana.

Devido à falta de informações sobre as crianças, elas não têm documentos e dizem não ter família, muitas delas estariam voltando às ruas mesmo após as apreensões feitas pela polícia.

Segundo a conselheira do Conselho Tutelar de Vila Mariana, porém, esse grupo já foi maior. "Eram cerca de 30 crianças e já identificamos as famílias de 15 delas", diz Flávia.

A estação Chácara Klabin, onde as meninas foram detidas, fica a cerca de 1,5 km da estação Vila Mariana. "Isso acontece porque não é uma questão policial. Coloca-se polícia em um lugar e elas [as meninas] podem migrar para outro, como aconteceu", afirma Flávia.

O ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) não permite a internação de menores de 12 anos em unidades da Fundação Casa. Por isso, em casos de crianças moradoras de rua, a solução é encontrar vagas em abrigos da capital paulista.

Na última terça-feira, a Polícia Militar informou que há cerca de um ano intensificou o patrulhamento na região da Domingos de Morais com 30 policiais, divididos em dois turnos.

Ainda de acordo com a PM, desde a semana passada esse efetivo recebeu mais viaturas e motos da Rocam (Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas) e que não havia registros de novas ocorrências com a "gangue das garotas".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página