Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2011 - 22h13

Grupo protesta contra obra em 'Santuário dos Pajés' em Brasília

Publicidade

CAROLINA SARRES
DE BRASÍLIA

Manifestantes se reuniram na manhã desta terça-feira contra a demarcação de área para construções no bairro Noroeste, próximo à Asa Norte, área nobre de Brasília. O local é conhecido por "Santuário dos Pajé" e seria ocupado por indígenas há cerca de 30 anos.

Cumprindo determinação judicial, o 3º Batalhão da Polícia Militar agiu no local em nome da Secretaria de Segurança Pública do governo do Distrito Federal para garantir que a demarcação fosse feita pelas empresas Brasal e Emplavi.

De acordo com o governo, apesar da presença de escolta policial, não houve confronto entre as autoridades e os manifestantes.

Por meio de comunicado em seu site, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) protestou contra as empresas que "destroem área de cerrado sem autorização legal".

A reportagem não conseguiu contato com os indígenas que estavam no local nem com seus representantes.

No site de Érika Kokay, Ariel Foina, advogado da comunidade indígena, informou que não haveria decisão judicial vigente.

A Emplavi emitiu comunicado sobre o acontecimento e apenas confirmou que esteve no local para acompanhar "operação da Terracap e Polícia Militar do DF, que teve por objetivo a demarcação de terrenos e fechamento de tapumes".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página