Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2011 - 19h27

Cinco capitais registram umidade baixa; veja previsão

Publicidade

DE SÃO PAULO

Cinco capitais do país registram níveis alarmantes de umidade relativa do ar na tarde deste sábado.

Consulte o tempo em sua cidade

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a pior situação foi em Brasília, que tinha 12% de umidade às 15h. Em seguida ficaram Goiânia (14%), Belo Horizonte (17%), Palmas (23%) e Teresina (26%).

Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

No interior do país, outras cidades também registraram tempo seco. Os sensores monitorados pelo Inmet chegaram a 10% em Salinas (MG) e Guanambi (BA) e 11% em Paranã (TO), Santa Rita de Cássia e Correntina (BA).

Editoria de arte/Folhapress

PREVISÃO

De acordo com a previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe), neste domingo o tempo quente e abafado deverá favorecer a formação de áreas de instabilidade e provocar pancadas de chuvas no Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará, além das regiões Centro-Oeste e Nordeste.

Em alguns locais há chance de chuva intensa acompanhada de raios e ventania, principalmente em Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.

Uma área de baixa pressão deixa o tempo com muitas nuvens e com possibilidade de chuva, mesmo que de fraca intensidade, em São Paulo, sul do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e sul de Minas

Também haverá condição para chuva em forma de pancadas no oeste, sudoeste e sul de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Há chance de chuva fraca e localizada na faixa litorânea entre o Recôncavo Baiano e Pernambuco.

Entre o sudeste do Pará, leste de Mato Grosso, interior do Nordeste e norte de Minas, haverá predomínio de sol e alerta para baixa umidade do ar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página