Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2011 - 13h43

Chuva causa falta de luz em BH; motoqueiro morre eletrocutado

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Um motoqueiro morreu eletrocutado ao ser atingido por um do fio de energia elétrica que havia rompido durante um temporal em Belo Horizonte, na noite de terça-feira (11).

Cerca de 10 mil casas e lojas estão sem energia elétrica há quase 24 horas na região metropolitana da capital mineira. As quedas de árvores, provocadas pelas chuvas e ventos fortes, causaram o rompimento dos fios.

Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, Gleison Wilson de Souza, 38, foi eletrocutado ao passar com sua moto sobre a fiação caída de um poste.

Moradores da rua Montenegro, onde ocorreu o acidente, disseram que ligaram para a estatal Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) para alertar sobre o perigo, já que a energia continuava ligada.

Mas três horas após o rompimento do fio nenhuma providência tinha sido tomada. A morte do motociclista foi instantânea, segundo a Defesa Civil.

No boletim desta quarta-feira (12), a Defesa Civil diz que, "segundo os funcionários da Cemig, no momento do acidente havia 157 solicitações para atendimento de ocorrências por fios partidos em toda Belo Horizonte, e a empresa não tinha como atender a essa demanda simultaneamente".

O superintendente de Relacionamento Comercial da Cemig, Ricardo Rocha, lamentou na manhã de hoje a morte e disse que a empresa "tem dificuldades tecnológicas de identificar o arrebentamento de cabos em sistemas de distribuição". Afirmou que isso é característica do sistema e ocorre com todas as distribuidora no país e no mundo.

Ele disse que as equipes de manutenção conseguem atender toda a demanda e não há necessidade de novas contratações.

Apesar da declaração, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) admite "o máximo de quatro horas sem energia em áreas urbanas e de sete horas em áreas rurais". A informação consta em gravação da própria Cemig que o consumidor escuta quando aciona o telefone de reclamações da empresa e aguarda atendimento.

APAGÃO

Segundo a empresa, cerca de 400 eletricistas, técnicos e engenheiros continuam trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para os consumidores que continuam sem energia.

Além da falta de energia causada pelo rompimento dos fios, a região metropolitana de BH e cidades das regiões central e leste de Minas tiveram um apagão de 45 minutos ontem.

Segundo a Cemig, o apagão foi causado por "um curto-circuito em uma das fases da linha de transmissão de 345 kV Taquaril-Barreiro", afetando quatro subestações. "O desligamento automático de circuitos de transmissão de 345 kV e 500 kV no Estado ocorreu em decorrência da proteção que atuou corretamente, evitando a queima de equipamentos".

Por causa do desligamento, 2,3 milhões de consumidores das regiões central e leste de Minas tiveram o fornecimento de energia interrompido por até 45 minutos ontem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página