Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2011 - 18h11

Rio quer que traficante achado no Paraguai fique em presídio federal

Publicidade

DE SÃO PAULO
DO RIO

A Secretaria da Segurança do Rio informou nesta quarta-feira que o secretário José Mariano Beltrame pedirá à Justiça que o traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, preso no Paraguai, seja transferido para um presídio federal fora do Estado assim que chegue à capital fluminense.

Acusado de chefiar tráfico no Rio é preso no Paraguai

Divulgação
Alexander Mendes da Silva, o Polegar, ao ser preso no Paraguai
Alexander da Silva, o Polegar, ao ser preso no Paraguai

Polegar foi detido na tarde de terça-feira (18) em Pedro Juan Caballero, cidade que faz fronteira com o Brasil. O traficante é acusado de ser ex-chefe do tráfico do Morro da Mangueira (zona norte do Rio), pacificado em junho.

A prisão em uma operação conjunta entre a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança do Rio e a polícia paraguaia. Segundo a PF, o criminoso estaria usando uma identidade falsa, em nome de José Targino da Silva Júnior.

DIGITAIS

Peritos da PF em Campo Grande (MS) vão confrontar as digitais colhidas no Paraguai com o preso José Targino da Silva Júnior, 31, com as existentes de Polegar, no banco de dados da Seap (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio).

O resultado --que pode ser concluído entre a noite de hoje e a manhã de quinta-feira-- definirá se Polegar será expulso ou não do Paraguai. De acordo com agentes da Senad paraguaia, após a comprovação de que a carteira de identidade era falsa, Mendes admitiu ser Polegar. Mesmo assim, a PF quer a confirmação para trazê-lo para o Brasil.

CARROS

Polegar foi encontrado quando uma buscava um carro importado, da marca Kia, comprado na segunda-feira (17) com dinheiro vivo. Uma camionete Hilux, que também seria do traficante, foi apreendida. Aos agentes da polícia paraguaia, ele havia dito que se dedicava a negociar carros.

O criminoso esteve preso de 2002 a 2009, mas fugiu quando passou para o regime semi-aberto. Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, teria se mudado para o Complexo do Alemão na época e fugiu quando a comunidade foi ocupada por forças de segurança em novembro de 2010.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página