Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2011 - 15h17

Grupo tenta invadir Câmara de Manaus em ato contra aumento de tarifa

Publicidade

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Em um protesto contra o aumento da tarifa do transporte coletivo, estudantes quebraram um portão de ferro e tentaram invadir a Câmara Municipal de Manaus nesta quarta-feira. Eles jogaram pedras e pedaços de pau contra policiais militares. Uma jornalista foi ferida no rosto.

No dia 22, o Tribunal de Justiça do Amazonas concedeu liminar para o aumento de R$ 2,75, conforme decreto do prefeito Amazonino Mendes (PDT). A tarifa custava R$ 2,25.

Na manhã de hoje, cerca de 3.000 estudantes de escolas de Manaus, além de trabalhadores de cooperativas de ônibus executivos, foram protestar na porta da Câmara Municipal, na zona oeste de Manaus.

Segundo o jornalista Florêncio Mesquita, que estava dentro da Casa, por volta das 11h30 (13h30 em Brasília) os estudantes iniciaram a invasão e foram contidos por guardas municipais.

Um policial jogou spray de pimenta contra os estudantes, que revidaram atirando pedaços de tijolos e paus. Um aluno foi preso pela Polícia Militar. O nome dele não foi divulgado.

A jornalista Joelma Muniz, 24, do jornal "A Crítica", foi ferida com um pedaço de pedra no supercílio direito. Ela foi levada a um hospital e passa bem, segundo Mesquita.

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PDT), não comentou o protesto dos estudantes.

Na segunda-feira (24), durante inauguração da ponte Rio Negro, a presidente Dilma Rousseff foi surpreendida por vaias quando fazia a saudação do representante da prefeitura. Amazonino não foi ao evento. Ao ser informada de que a reação se devia ao aumento da tarifa dos ônibus, Dilma pediu calma à multidão: "Ô gente, agora dá um tempinho, não é? Eu estou muito feliz de estar aqui inaugurando esse monumento", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página