Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2011 - 00h00

Luiz Mendes (1924-2011) - O comentarista da palavra fácil

Publicidade

DO RIO

Ele chamava Garrincha de Charles Chaplin e Pelé de o "Marlon Brando do futebol". Em 70 anos de carreira no rádio, Luiz Mendes viajou o mundo inteiro narrando e comentando as maiores conquistas e derrotas da seleção.

Leia sobre outras mortes

Em 1950, narrou a derrota do time nacional no Maracanã lotado, na final da Copa. Dizia que aquele foi o momento mais triste da sua carreira. Oito anos depois, viveu a emoção mais forte de sua vida ao assistir a conquista do primeiro título da seleção, no Mundial da Suécia.

Nas sete décadas de carreira, Mendes participou da cobertura de 13 Copas do Mundo e ficou conhecido no rádio nacional como o "comentarista da palavra fácil". Era dono de uma memória prodigiosa e foi um dos idealizadores das mesas redondas na TV.

"Fiz de tudo no rádio: varri, atendi telefone, fui operador e locutor", dizia o gaúcho nascido em Palmeiras das Missões, onde começou a trabalhar no serviço de alto-falantes da cidade de Ijuí (RS).

Ele participou da fundação da Rádio Globo. Era o único profissional vivo da equipe de estreia da emissora.

Mendes trabalhou também na Rádio Farroupilha, TV Rio, TV Globo, Rádio Continental, TV Educativa e TV Tupi.

O radialista morreu ontem de manhã, no Rio, minutos antes da convocação da seleção brasileira para os dois últimos amistosos do ano. Antes do anúncio, Mano Menezes homenageou o radialista.

Segundo o Hospital São Lucas, Mendes teve complicações de uma leucemia linfocítica crônica. Estava internado desde 18 de outubro. Seu corpo será sepultado hoje, às 10h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página