Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

07/10/2012 - 07h00

Nogueira e Gandini tentam vaga no 2º turno com Dárcy em Ribeirão Preto

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

O novato em eleições João Gandini (PT) e o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB), já na terceira tentativa de ser prefeito de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), têm neste domingo (7) o mesmo objetivo: levar a disputa na cidade para o segundo turno.

Atrás da candidata à reeleição Dárcy Vera (PSD) nas pesquisas, o petista e o tucano aguardam a contagem dos votos para saber qual dos dois poderá competir com a prefeita em igualdade de tempo na propaganda eleitoral na TV e no rádio.

Isso se a eleição não for decidida antes, com vitória de Dárcy no primeiro turno. Esse é o quadro pintado pelas pesquisas de intenção de voto divulgadas até a última sexta-feira (5).

Segundo os levantamentos do Ibope, a prefeita liderava a disputa, no final de semana passado, com 45% dos votos. Nogueira tinha 20%, e Gandini, 14%.

Na madrugada de anteontem, ao final do debate realizado pela EPTV, a prefeita se recusou a falar sobre a possibilidade de alianças para um eventual segundo turno.

Nogueira e Gandini, no entanto, reforçam a confiança de que o próximo prefeito só será conhecido em 28 de outubro.

"Com o segundo turno, cresce a possibilidade de discutir mais claramente as questões importantes para a cidade", diz Gandini.

Nogueira, por sua vez, se disse confiante. "O eleitor absorveu nossas propostas. Nos colocará no segundo turno."

TABUS EM JOGO

Havendo segundo turno, o tucano ou o petista conseguirá impedir, ao menos por enquanto, que Dárcy seja o primeiro chefe do Executivo municipal reeleito na cidade.

Esse é um dos tabus em jogo na disputa eleitoral de Ribeirão hoje. Fracassaram na tentativa Gilberto Maggioni (hoje PTB) em 2004, e Welson Gasparini (PSDB), em 2008.

Desde 1992, PSDB e PT também não ficaram por mais de quatro anos sem governar o município.

Além disso, a atual prefeita tem chance de repetir uma situação que, em 20 anos, só aconteceu duas vezes, que é justamente a vitória em primeiro turno.

Desde 1992, só em 2000 --com o ex-prefeito Antonio Palocci Filho (PT)-- e em 2008 --com Dárcy--, a eleição foi decidida logo no primeiro dia de votação.

Primeira mulher a assumir a Prefeitura de Ribeirão, Dárcy foi eleita pelo DEM, que hoje apoia Nogueira.

Correm por fora nas eleições deste domingo o ex-deputado federal Fernando Chiarelli (PT do B), o engenheiro Emilson Roveri (PSOL) e o professor Mauro Inácio (PSTU).

(ARARIPE CASTILHO, LEANDRO MARTINS, MARCELO TOLEDO e JOÃO ALBERTO PEDRINI)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página