Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

23/06/2012 - 06h45

Corpo de arcebispo de Ribeirão Preto (SP) será enterrado hoje

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

Será enterrado neste sábado (23), por volta das 12h, o corpo de dom Joviano de Lima Júnior, 70, arcebispo de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). O enterro ocorre na catedral de Ribeirão, no centro.

Antes, às 10h, uma missa comandada por dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, encerra o velório de d. Joviano.

O religioso morreu na última quinta-feira (21), vítima de câncer. Há a expectativa da participação do arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, que não havia confirmado presença até a noite desta sexta. Ele estava em Brasília.

O velório nesta sexta reuniu ao menos dez mil pessoas em seis missas na catedral, segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese.

Padres de várias cidades do Estado estiveram nas cerimônias para homenagear o arcebispo de Ribeirão.

Márcia Ribeiro/Folhapress
Velório de dom Joviano de Lima Júnior, na catedral da cidade; arcebispo morreu após lutar contra um câncer
Velório de dom Joviano de Lima Júnior, na catedral da cidade; arcebispo morreu após lutar contra um câncer

Da manhã deste sábado até o sepultamento, a igreja espera a visita de ao menos 5.000 fiéis.

Uma missa às 7h também está na programação do velório. A catedral permaneceria aberta para visitação durante toda a madrugada, de acordo com a Cúria Metropolitana local.

Sétimo arcebispo da história de Ribeirão, o religioso lutava nos últimos três anos contra o câncer no intestino e estava internado no hospital São Francisco desde o último dia 10 de junho.

O arcebispo assumiu o comando da Arquidiocese de Ribeirão em 2006, depois de chefiar a Diocese de São Carlos por cerca de 11 anos.

Desde sexta, as prefeituras de São Carlos e Ribeirão Preto decretaram luto oficial de três dias pela morte do arcebispo.

Nos seis anos em Ribeirão, o religioso criou cinco paróquias. Durante a gestão, teve como uma das metas 'humanizar a pastoral', segundo a a Arquidiocese.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página