Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

19/09/2012 - 05h21

Câmara admite que corte de água em Ribeirão Preto é seletivo

Publicidade

ARARIPE CASTILHO
LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

A falta de pagamento das contas de água da casa da prefeita de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) e candidata à reeleição, Dárcy Vera (PSD), foi o principal assunto da sessão da Câmara, na noite desta terça-feira (18).

O caso foi revelado pela Folha no último sábado, que mostrou também que, apesar da dívida com o Daerp (autarquia que administra o serviço) e do atraso de mais de dois meses, não houve corte de água na casa de Dárcy.

Nos embates entre os vereadores, o presidente do Legislativo, Cícero Gomes da Silva (PMDB), afirmou que os vereadores têm o poder de, quando procurados por pessoas com contas de água atrasadas, interceder junto ao Daerp para evitar que o fornecimento seja cortado.

Por lei municipal, se constatada a falta de pagamento após o prazo de 30 dias do vencimento da conta, o fornecimento pode ser cortado.

"Quando alguém procura um vereador" para pedir que a água de sua casa não seja cortada, "e o vereador liga [para o Daerp] e pede para não cortar; eles [do Daerp] também não cortam [o fornecimento]", disse Cícero.

A afirmação ocorreu depois que Bertinho Scandiuzzi (PSDB) e Walter Gomes (PR) discutiram sobre o assunto.

Dárcy ficou três meses sem pagar ao Daerp as contas de sua casa na Ribeirânia, bairro nobre de Ribeirão, acumulando uma dívida de R$ 3.303,08.

Questionada sobre os débitos, a prefeita respondeu apenas que "todas as contas estão quitadas", mas não disse quando o pagamento havia sido realizado --no sistema do Daerp, ainda havia o débito nesta terça.

Na sessão, Bertinho subiu à tribuna da Câmara para falar que "nunca na história de Ribeirão Preto" faltou água como tem faltado atualmente.

O tucano disse também que Dárcy, "que deveria dar o exemplo", não está pagando as contas da sua casa.

Por sua vez, Gomes também falou da falta de abastecimento em alguns bairros, mas defendeu o Daerp --a autarquia é comandada por seu partido-- dizendo que o problema é causado pela falta de chuvas e que isso ocorre desde governos anteriores. Citou governos petistas e tucanos.

Durante a fala de Walter, Bertinho retrucou: "Mas o prefeito anterior pagava as contas de água", em referência aos atrasos de Dárcy.

Apesar da intervenção do tucano, o vereador do PR não saiu em defesa da prefeita.

"Eu não vou entrar nesse mérito, nesse detalhe [da falta de pagamento das contas da casa da prefeita]", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página