Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

01/01/2013 - 06h12

Dárcy Vera muda perfil após a reeleição em Ribeirão Preto

Publicidade

JOÃO ALBERTO PEDRINI
DE RIBEIRÃO PRETO

Dárcy Vera (PSD) inicia nesta terça-feira (1º) o seu segundo mandato como prefeita de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), 64 dias após a vitória. O período pós-eleição coincide com mudanças de discurso que dificilmente ocorreriam durante a campanha.

A principal alteração é sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O processo de revisão do tributo, que não sofreu reajuste em todo o governo nem foi citado na campanha de 2012, começou logo após a vitória.

Entre os temas tratados recentemente de forma diferente da abordada na campanha estão também a falta de água na cidade, a manutenção das academias ao ar livre, a instalação de uma unidade da Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) e a Stock Car.

A oposição à prefeita na Câmara, por exemplo, critica a falta de discussão na campanha eleitoral do projeto que revisou a Planta Genérica de Valores, usada como base de cálculo do IPTU.

Na última sexta (28), a Câmara aprovou o aumento do imposto em até 130% para este ano.

"Por que ela [Dárcy] não falou para a população [que o imposto iria subir]? Por que não falou a verdade durante a campanha? Por que escondeu isso? Essa atitude mostra desespero, porque a prefeitura está muito endividada e precisa fazer caixa", afirmou Silvana Resende (PSDB), vereadora até esta segunda (31), quando encerrou seu mandato.

Duas semanas antes do segundo turno, a prefeita usou sua propaganda na TV para tentar convencer o eleitor de que o problema da falta de água em Ribeirão ocorria por supostos "atos criminosos". No entanto, as dificuldades no abastecimento continuam.

Edson Silva/Folhapress
Moradores usam academia ao ar livre no bairro Nova Ribeirânia, em Ribeirão Preto
Moradores usam academia ao ar livre no bairro Nova Ribeirânia, em Ribeirão Preto

ACADEMIAS

Uma das principais bandeiras durante a campanha de Dárcy foi a implantação de academias ao ar livre.

A prefeita, que prometeu a instalação de várias unidades espalhadas por Ribeirão nos próximos anos, agora estuda o repasse da manutenção dos equipamentos para associações de moradores.

É o que diz o presidente da Fabarp (Federação das Associações de Moradores de Ribeirão), Eurípedes Ignácio dos Reis. Ele afirma que o secretário da Casa Civil, Layr Luchesi Júnior, o procurou num evento para firmar uma parceria com as entidades.

"Ficamos de sentar para conversar, mas, até hoje, nada [aconteceu]. Seria para cuidar. Os atuais presidentes e associações cuidariam das academias para não estragarem", disse Reis.

Ele afirma, por outro lado, que não tem recebido reclamações referentes a ações de vândalos. Antônio Carlos Mossim Costa, coordenador de manutenção das academias, nega que haja tratativas com as associações.

IMPASSE

Durante a campanha, a prefeita prometeu viabilizar a implantação da Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia), mas depois se viu num impasse. O município queria a construção da faculdade no antigo prédio da Cianê --patrimônio cultural tombado pelo município--, mas o Estado decidiu instalar em um terreno da Vila Virgínia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página