Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

17/01/2013 - 07h00

Prefeito de São Carlos (SP) exonera 199 servidores comissionados

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

O prefeito de São Carlos (232 km de São Paulo), Paulo Altomani (PSDB), exonerou nesta terça-feira (15) 199 servidores públicos que ocupavam cargos em comissão no município.

Com a medida, os trabalhadores municipais voltam a exercer as funções estabelecidas em contrato e deixam de receber as gratificações por ocuparem cargos de confiança, definidos por livre nomeação, ou seja, sem a exigência de concurso público.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que, agora, os secretários municipais vão avaliar quais funcionários deverão ocupar os cargos que ficaram vagos --a maioria deve ser mantida na função exercida nos últimos anos.

Apontou ainda que a exoneração é uma formalidade exigida por lei quando um novo prefeito assume um mandato. A medida, também de acordo com a assessoria, não tem relação com redução de custos da máquina pública, já que os cargos serão preenchidos.

'CAMPEÃ'

Segundo matéria publicada pela Folha em novembro do ano passado, um estudo divulgado pelo IBGE mostrou que a Prefeitura de São Carlos tinha, em 2011, o maior número de comissionados entre as administrações das quatro maiores cidades da região.

No município, eram 302 ocupantes de cargos comissionados, de um total de 4.290 funcionários.

Sobre o número, a assessoria de imprensa afirmou que a primeira medida de Altomani foi não preencher os 120 cargos extintos, por determinação judicial, em dezembro do ano passado, pelo ex-prefeito Oswaldo Barba (PT).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página