Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

21/02/2013 - 05h48

Mesmo com chuvas, há falta de água de norte a sul de Ribeirão Preto

Publicidade

DANIELA SANTOS
DE RIBEIRÃO PRETO

Mesmo com o período de chuvas, moradores de ao menos seis bairros de todas as regiões de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) sofrem com a falta de água. Nesses locais, o problema já dura mais de quatro meses, segundo 17 moradores ouvidos pela Folha nesta semana.

O desabastecimento foi um dos temas da campanha que reelegeu a prefeita Dárcy Vera (PSD), que chegou a dizer em propaganda que sabotagens causaram falta de água. O problema é, porém, recorrente.

Para melhorar o abastecimento, a prefeitura promete novos poços artesianos.

Na segunda-feira (18) a corretora de imóveis Márcia Vieira, 55, que mora no bairro nobre Alto da Boa Vista, ficou sem água das 9h às 20h. O problema voltou às 9h do dia seguinte e, até as 19h desta quarta-feira (20), continuava.

"Liguei no Daerp pedindo um caminhão-pipa, mas não fui atendida. Estou inconformada, isso acontece sempre."

Do outro lado da cidade, no Ribeirão Verde, a situação é semelhante. Segundo o motorista Francisco Antônio de Alcântara, 55, um terço do bairro sofre com falta de água e os "clássicos" baldes e garrafas são opções de armazenamento contra a escassez.

A dona de casa Maria de Lourdes Teixeira Cano, 73, diz que chega a ficar até quatro dias sem limpar a casa e lavar a louça por falta de água durante o dia. "Depois eles [funcionários da prefeitura] pedem para deixarmos a casa limpa e evitar dengue."

Ela ainda faz várias reservas durante a madrugada. "Não quero prejudicar a prefeita, mas ela está prejudicando a população."

PARADOXO

Na Lagoinha, o empresário Marcus Vinícius Moreira de Carvalho, 48, diz que na área alta do bairro há escassez de água. Na parte baixa, porém, entre a avenida José Gomes da Silva e a rua Walt Disney, a pressão é tanta que chega a estourar os canos.

"Por ano, eu troco duas boias da caixa-d'água."

Edson Silva/Folhapress
Caminhão do Daerp abastece condomínio no Ipiranga, em Ribeirão Preto (SP)
Caminhão do Daerp abastece condomínio no Ipiranga, em Ribeirão Preto (SP)

No Ipiranga também há contrastes. Moradores da rua Enzo Morande e do edifício Mirante do Sol ficam sem água durante o dia desde novembro. Mas, há 20 dias, quem mora perto dali não sofre mais com o problema, que persistiu no ano passado.

Em novembro, o aposentado Antônio de Oliveira Barata, 68, mostrou à Folha os improvisos feitos para fugir da escassez --baldes e garrafas armazenados. Nesta quarta, ele disse que a situação voltou ao normal. "Ficamos uns quatro meses tomando banho com água da chuva, mas agora está melhor."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página