Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
03/10/2012 - 06h55

Maioria dos brasileiros não lê para as crianças, revela Datafolha

Publicidade

DE SÃO PAULO

Apesar de 96% da população brasileira considerar importante incentivar crianças de até cinco anos a gostar de ler, apenas 37% leem para elas, revela pesquisa feita pelo Datafolha e pela Fundação Itaú Social, em agosto, que entrevistou 2074 pessoas em 133 cidades de todo país.

Entre os que responderam a favor da leitura, cerca de 54% afirmam que o hábito contribui para o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças. A segunda razão mais votada para acreditar na importância da prática são os benefícios para a formação educacional e o gosto pelos livros. Apenas 9% consideram que a leitura ajuda na preparação para o mercado de trabalho

As mulheres adultas, com idade entre 25 e 44 anos, das classes A, B e C e com ensino médio e superior são as que mais leem para os filhos, seguidas pelos pais. Já nas classes menos favorecidas, as professoras são as grandes responsáveis pelo incentivo à leitura.

Cerca de um quarto dos brasileiros com 16 anos ou mais, costumam ler semanalmente para crianças.

Para ajudar no incremento desses números, o programa Itaú Criança lançou ontem (2/10) uma campanha que pretende distribuir gratuitamente até 7 milhões de livros.

Serão oferecidos três títulos indicados por especialistas: "Lino", de André Neves (editora Callis); "Poesia na Varanda", de Sônia Junqueira (editora Autêntica); e "O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado", de Don e Audrey Wood (editora Brinque-Book).

Os interessados em contribuir com a mobilização podem acessar as coleções por meio do site ou receber o material gratuitamente pelos Correios, após realizar o cadastro on-line.

"A ideia é que a causa seja valorizada para que mais pessoas conheçam a importância de incentivar a criança a descobrir o prazer da leitura", diz Valéria Veiga Riccomini, diretora da Fundação Itaú Social. " Convidamos a sociedade a participar, e os livros são uma forma de concretizar esse pedido."


 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  
  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página