Publicidade
Publicidade
ONGs implantam atividades comerciais para gerar receita, diz pesquisa
Publicidade
DE SÃO PAULO
O Brasil possui cerca de 300 mil ONGs que movimentam em torno de R$ 10 bilhões em doações por ano. Segundo a Sitawi, empresa de fundo social, esse valor mostra que o país é forte no 3º setor mas ao mesmo tempo ainda repassa um valor inexpressivo (R$ 30 mil anualmente) para poder gerar impacto social considerável nas comunidades.
A organização, especializada em oferecer empréstimos sociais com juros abaixo do mercado para ONGs e empresas sociais, realizou um estudo para traçar o perfil de capacitação de gestão nas organizações brasileiras e constatou que quase metade (48%) possui alguma atividade comercial que gera receita.
"A nova geração já pensa em estruturar as organizações com base em meios comerciais para aumentar a renda", explica Leonardo Letelier, CEO da Sitawi.
Segundo a pesquisa, 65% afirmam que a atividade comercial contribui significativamente para missão proposta e até gera receita positiva.
A pesquisa mostra ainda que as ONGs que investem nessas atividades são maiores e mais sustentáveis. "Geralmente, o orçamento médio anual é de R$ 4,8 milhões contra R$ 2,4 milhões das organizações que vivem só com doações", aponta Letelier.
Leia também
- Barroso visita a Favela dos Sonhos, em SP, a convite da ONG Gerando Falcões
- Campanha dobrará doações para finalistas do Empreendedor Social
- Prêmio elege os 5 empreendedores sociais do ano no Brasil
- Júri define os três vencedores do Prêmio Empreendedor Social 2023
- Refúgio 343 e Sindona vencem a Escolha do Leitor
Serviços
ATÉ 24 DE MARÇO
Confira agenda de cursos de curta duração na área socioambiental
ATÉ 1 DE ABRIL
USP e empresas realizam evento sobre empreendedorismo jovem
blogs e colunistas
JUSSARA MATSUDA
Clínica cidadã, um modelo autossustentável no setor 2,5
HENRIQUE BUSSACOS
Inovações sociais na periferia
VANESSA SCACIOTTA
A contribuição do empreendedor social
LUÍS FERNANDO GUEDES PINTO
O Brasil domina a agricultura tropical?
As Últimas que Você não Leu
- Realização
- Patrocínio
- Parceria Estratégica
- Parceria Institucional
- Divulgação