Com mapeamento de ações, site incentiva filantropia pós-Black Friday
Com a intenção de incentivar a cultura da filantropia no Brasil, o Movimento por uma Cultura de Doação criou o site Dia de Doar, que mapeia informações para indivíduos, empresas, ONGs e governos sobre formas de contribuições.
Está é a terceira edição da campanha realizada em todo país, que tem como objetivo incentivar às pessoas não somente a transferir dinheiro a alguém ou a alguma entidade, mas, também, a doarem tempo, sangue, órgãos, mantimentos e agasalhos entre outros.
A inspiração para a data veio do movimento global "Giving Tuesday"– um contraponto ao consumismo impulsionado pelos descontos da Black Friday.
O Brasil ocupa a 105ª colação, de um total de 145, no World Giving Index 2015, ranking mundial de solidariedade. O país está atrás de nações como Quênia (11º) e Bolívia (65º).
As informações do site também estão disponíveis em um aplicativo gratuito.
A campanha é promovida pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalizão de organizações, entre elas o Gife, e indivíduos que se uniram para estimular o fortalecimento da filantropia estratégica no Brasil.