Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
04/04/2011 - 22h03

Produtor de "A Step From Heaven" lança fundo de investimento de US$ 70 milhões

Publicidade

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
ENVIADA ESPECIAL A MIAMI

1994. Surpreendentemente, Juan Angel Ruiz recupera a consciência no hospital, após envolver-se em um seríssimo acidente de carro. "Abri meus olhos, e a luz sobre a minha cama me cegou."

Mas não eram só seus olhos que estavam diferentes. Era o corpo inteiro. Ele estava tetraplégico, sem nenhuma esperança de recuperação. Os médicos deram de um a quatro meses de vida, mas ele ignorou qualquer prognóstico. "Nunca pensei em morrer", diz.

2009. Palestrante motivacional e fundador da ONG Juan Angel, que orienta jovens sobre o consumo excessivo de álcool e drogas, Juan arrebata o diretor mexicano Vidal Cantú, o casal Emilio e Gloria Estefan, o ator Eduardo Verástegui e o artista plástico brasileiro Romero Britto e encomenda "A Step From Heaven", documentário de 53 minutos baseado em suas experiências.

Arquivo Pessoal
Vidal Cantú, da Kenio Films e da ONG Causas
Vidal Cantú, da Kenio Films e da ONG Causas

Exibido no Festival de Cinema da Sustainatopia, "A Step From Heaven" transformou-se no cartão de visitas da produtora Kenio Films, de Vidal Cantú e Adolfo Franco, para lançar um fundo de investimento de US$ 70 milhões direcionado a produzir cinco filmes com essas características nos próximos sete anos. É o que conta Vidal Cantú em entrevista à Folha.

Folha - Você foi convidado pelo próprio Juan Angel Ruiz para transformar a experiência pessoal dele em um documentário. O que o motivou a aceitar?

Vidal Cantú - Juan Angel é a pessoa mais feliz que eu já conheci na minha vida. Quando encontrei-o pela primeira vez, quis entender o motivo de sua felicidade. E a força que o mantém, apesar de não poder respirar sem ajuda nem se mexer há 16 anos, quando sofreu um sério acidente automobilístico. Experimentar sua mensagem baseada no amor me transformou, me fez ver a vida de uma maneira diferente. Foi por isso que decidi participar e dirigir esse projeto. Quero que outras pessoas conheçam sua mensagem, para saber que é possível chegar longe, que é possível desfrutar e amar a vida, sem se importar com o tamanho dos problemas pelos quais passamos.

Folha - Há uma série de celebridades no elenco. Como elas se engajaram no documentário? Qual a relação delas com Juan Angel Ruiz?

Vidal - A canção "Reach", composta e cantada por Gloria Estefan para as Olimpíadas de Atlanta em 1996, inspirou muito Juan Angel na etapa posterior ao acidente. Por isso decidimos convidá-la para o documentário, mas não sabíamos como. E aconteceu que eu estava com Eduardo Verástegui no lançamento de seu filme "Bela" e comentei sobre o projeto de Juan Angel. Eduardo quis conhecer Juan Angel e, de imediato, decidiu participar. Como ele é amigo dos Estefan, convidou-os, e Gloria e Emilio Estefan aceitaram. Queríamos que o projeto visual do documentário transmitisse uma mensagem positiva, de alegria e felicidade, e a pintura de Romero Brito, esse grande artista brasileiro, era a melhor maneira de conseguir isso.

Folha - "The Perfect Game", filme baseado numa história verídica sobre um grupo de meninos de Monterrey, no México, que se tornou a primeira equipe de fora dos EUA a ganhar o Little League World Series em 1957, faz parte do seu currículo. Histórias de superação inspiram você?

Vidal - "The Perfect Game" foi o primeiro filme de Hollywood que Adolfo Franco e eu fizemos com nossa empresa produtora, a Kenio Films. Nós nos especializamos em produzir entretenimento da mais alta qualidade e rentabilidade econômica, mas que tenha, ao mesmo tempo, um impacto positivo na sociedade, não apenas pelo tipo de histórias inspiradoras que contamos, mas também pela maneira como colaboramos com a comunidade e as ONGs durante as etapas de produção, distribuição e exibição dos filmes.

Divulgação
Cartaz do filme "A Step from Heaven"
Cartaz do filme "A Step from Heaven"

Folha - Você é cofundador de uma rede social no México, a Causas. O que o levou a criá-la? Já colheu bons resultados?

Vidal - Adolfo Franco e eu fundamos em 2005 a rede Causas porque a razão de muitos dos problemas que padecemos tem sua origem na baixa participação social dos cidadãos. Em Causas.org, conectamos e inspiramos as pessoas para que ajudem as organizações sociais que já atuam na solução dos problemas. Hoje nós fornecemos ferramentas de colaboração e comunicação para mais 10 mil organizações da sociedade civil no México. Em 2010, a Causas foi selecionada, entre mais de 47 mil projetos, como um dos dez finalistas do Iniciativa México, o evento mais importante dos meios de comunicação mexicanos focados nas questões sociais.

Folha - Qual a sua definição de empreendedor social? Se identifica como um deles?

Vidal - Na minha opinião, um empreendedor social é alguém que decide participar ativamente na solução dos problemas sociais através de ideias e ações inovadoras que possam ser copiadas e autofinanciadas. Todos deveriam almejar ser empreendedores sociais, para gerar um impacto positivo em nossas comunidades.


 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  
  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página