Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
02/05/2011 - 14h36

Rolex busca cinco empreendedores com ideias inovadoras; prêmio é de US$ 100 mil

Publicidade

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
EDITORA DE SUPLEMENTOS

Estão abertas as inscrições do prêmio Rolex Awards for Enterprise, que busca "empreendedores com ideias inovadoras para benefício da humanidade e com potencial de impacto". As cinco propostas que se destacarem receberão US$ 100 mil, um relógio de ouro Rolex e divulgação internacional.

Bianual, o prêmio é dividido em cinco categorias: ambiente, ciência/saúde, descoberta/exploração, herança cultural e tecnologia aplicada. Os projetos são avaliados nos quesitos viabilidade, originalidade, potencial de impacto e, acima de tudo, perfil empreendedor do candidato.

Piotr Jaxa/Rolex Awards
Cristina Bubba Zamora realiza um inventário de produtos têxteis com os anciãos das aldeias em Coroma (Bolívia)
Cristina Bubba Zamora realiza um inventário de produtos têxteis com os anciãos das aldeias em Coroma (Bolívia)

Desde que foi criado, em 1976, mais de 26 mil empreendedores de 120 países se inscreveram ao prêmio, sendo que 115 foram premiados no Rolex Awards for Enterprise --quatro brasileiros.

Neste ano, a Rolex decidiu intensificar a busca por empreendedores no Brasil. Leia, abaixo, entrevista com Stephan Meili, diretor-geral da Rolex no Brasil.

Folha - Além do Rolex Awards for Enterprise, foi criado em 2009 o Young Laureates Programme. No que os dois prêmios se diferem?
Stephan Meili - Desde sua fundação, há um século, a Rolex tem promovido a excelência e o espírito de empreendedorismo individual em todas as áreas. Durante os anos 1950, a empresa solicitou a personalidades de destaque no mundo dos esportes e das descobertas que testassem a confiabilidade de seus relógios sob as condições mais extremas, o que incluiu expedições ao pico do Everest ou às profundezas abissais, 10 mil metros abaixo do nível do mar.

Nos últimos 30 anos, a Rolex tem levado adiante sua iniciativa de promoção da excelência por intermédio de dois programas filantrópicos excepcionais: o Rolex Awards for Enterprise, criado em 1976, e o Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative, criado em 2002 com o objetivo de reunir jovens talentos e mestres consagrados nas áreas de dança, cinema, literatura, música, teatro e artes visuais, para uma parceria intensa durante um ano.

Graças ao incentivo à inovação nas áreas de ciências, pioneirismo, preservação ambiental e artes, o Prêmio Rolex Awards e o Programa Rolex Arts Initiative promovem trabalhos que refletem a visão, a engenhosidade e a excelência que definem a essência da marca Rolex.

Lançado no início de 2009, o Young Laureates Programme permite a implementação de projetos inovadores em um momento decisivo nas carreiras desses participantes. Além de receber fundos para dar início a seus projetos (US$ 50 mil), os premiados também se beneficiam de um sistema de suporte educacional em expansão da rede de especialistas da Rolex, incluindo mais de cem vencedores anteriores, que são estimulados a passar suas experiências.

Folha - Como a Rolex define o perfil dos premiados? O que eles têm em comum?
Meili - Os vencedores são pessoas com ideias inovadoras que geralmente trabalham em projetos alternativos e, não raro, têm acesso limitado às formas tradicionais de financiamento.

Folha - Quais os critérios analisados? O perfil empreendedor tem peso maior ou igual aos demais critérios?
Meili - Os projetos são examinados por um júri internacional independente, formado por especialistas das mais diversas áreas, que avaliam a originalidade da iniciativa, seu impacto potencial e, sobretudo, o espírito de empreendimento dos candidatos. Os concorrentes devem mostrar de que maneira pretendem transformar suas ideias em projetos viáveis e, graças a seu empenho e engenhosidade, de que forma esses projetos trarão benefícios para a humanidade.

Folha - Que projetos foram premiados no Brasil?
Meili - Em 1987, Manuel Pereira de Godoy (falecido) foi premiado pelo seu projeto de resgate de peixes (dourados) no Paraná, no Paraguai, no Uruguai e na Bacia do Rio Prata. Em 1981, foi a vez de Fernando Lee (falecido), que montou em uma ilha inabitada um centro de pesquisas e desenvolvimento para aplicação de fontes alternativas de energia, que tornou-se autosuficiente para a vida humana. Em 2002, ganhou o ambientalista José Márcio Ayres (falecido), que dedicou sua vida ao desafio de combinar a proteção da floresta amazônica com a melhoria das condições de vida de seus povos nativos. E, em 2004, o engenheiro florestal Laury Cullen Jr., pesquisador do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), [vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2009], pela conservação dos fragmentos remanescentes da Mata Atlântica com técnicas agroflorestais.

Folha - Por que neste ano o prêmio está tendo maior divulgação no Brasil?
Meili - A Rolex pretende, com essa divulgação, atrair um maior número de inscrições locais com o intuito de aumentar as chances de haver um ganhador brasileiro.

Folha - O que o candidato deve apresentar no momento da inscrição?
O objetivo do processo de preinscrição é permitir que os candidatos forneçam um panorama resumido das ideias que definem seu projeto sem que precisem apresentá-lo detalhadamente. Os candidatos cujos projetos forem selecionados pela Rolex nessa fase passarão à fase seguinte, na qual deverão fazer a inscrição completa.


 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  
  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página