Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2012 - 19h35

Barça vence na Alemanha e fica bem perto das quartas da Champions

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Barcelona derrotou o Bayer nesta terça-feira, por 3 a 1, em Leverkusen, na Alemanha, pela partida de ida das oitavas de final da Copa dos Campeões, e ficou muito próximo das quartas de final.

Com este resultado, o time espanhol pode até perder por 2 a 0 no jogo de volta, marcado para o dia 7 de março, no Camp Nou, em Barcelona, que mesmo assim fica com a vaga para a próxima fase. A equipe alemã precisa vencer por três gols de diferença ou até dois, desde que marque quatro ou mais gols (4 a 2, 5 a 3, etc.)

Ina Fassbender/Reuters
Sánchez (de costas), Messi (centro) e Fábregas comemoram um dos gols do Barcelona sobre o Bayer Leverkusen
Sánchez (de costas), Messi (centro) e Fábregas comemoram um dos gols do Barcelona sobre o Bayer

Bem melhor na primeira etapa, o Barça abriu o placar aos 39min, com Sánchez, após assistência de Messi. O Bayer só foi acordar no segundo tempo.

Aos 6min, Kadlec, de cabeça, deixou tudo igual. Mas quatro minutos depois, Sánchez, novamente, aproveitou um passe de Fábregas e marcou outro. Aos 45min, Messi recebeu um cruzamento de Daniel Alves e definiu a vitória.

O JOGO

Os números de cada equipe representam bem como foi o primeiro tempo. O Barcelona deu quatro chutes a gol e teve 78% da posse de bola, contra 22% e nenhum chute do adversário. Uma situação real entre um time preocupado em vencer e outro em não levar gol.

Apesar de ter a bola no pé, bem ao seu estilo, o Barça encontrou dificuldades, porque se deparou com dez homens em seu campo de ataque. A paciência foi o fator mais importante. O goleiro Leno não teve que trabalhar tanto, mesmo vendo os ataques constantes do adversário.

Mas não conseguiu fazer nada quando a bola chegou redonda até Sánchez. O chileno recebeu um lançamento de Messi e, já na área, tocou na saída de Leno para dar a vantagem merecida aos visitantes.

Valdés foi para o intervalo sem trabalhar. E o primeiro tempo terminou com 465 passes completados pelo Barça, contra 78 da equipe alemã. Isso porque Xavi, peça importante no meio de campo de Guardiola, não estava em campo.

O Leverkusen, porém, voltou mais determinado para o segundo tempo e em seu primeiro ataque conseguiu o empate. Após um cruzamento da direita, Kadlec subiu mais alto que a defesa adversária e cabeceou para as redes. Mas foram só quatro minutos de comemoração. Aos 10min, o Barça recuperou a vantagem.

Sánchez recebeu passe de Fábregas, driblou o goleiro Leno e tocou para as redes. Resultado de uma segunda etapa muito mais empolgante que a primeira. Aos 18min, Castro acertou a trave de Váldes. Messi não deixou por menos. Aos 28min, também chutou uma bola na trave.

O Leverkusen foi para o ataque, mas deixou muitos espaços na defesa. O Barça aproveitou. Aos 45min, Daniel Alves cruzou e Lionel Messi esticou a perna para dar números finais ao jogo e deixar a equipe espanhola bem próxima das quartas da Champions.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página