Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2012 - 17h12

Cervejaria ironiza Maradona em comercial pró Inglaterra para a Euro

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A cervejaria dinamarquesa Carlsberg usou uma imagem subliminar do argentino Diego Maradona e colocou o ex-jogador como faxineiro em seu comercial para promover a Euro-2012, que será realizada na Ucrânia e Polônia, a partir de 8 de junho.

Vídeo

A empresa é patrocinadora oficial do torneio. No anúncio direcionado a torcedores ingleses, os fãs dos 'English team' aprendem como apoiar a seleção durante a competição, em uma espécie de universidade.

No local, em uma mensagem sutil que dura menos de quatro segundos, uma pessoa aparece de costas com um esfregão na mão. O personagem tem um cabelo parecido com o de Maradona e traja uma camiseta que possui as cores da Argentina.

Não é a primeira vez que uma propaganda explora a rivalidade entre argentinos e ingleses. Os sul-americanos provocaram os europeus no dia seguinte ao do 30º aniversário da Guerra das Malvinas --um arquipélago localizado na América do Sul, de propriedade britânica--, travada entre as duas nações em 1982.

Reprodução/Youtube/carlsberguk
Imagem do comercial que faz sátira com Maradona (ao fundo) como faxineiro
Imagem do comercial que faz sátira com Maradona (ao fundo) como faxineiro

Na ocasião, um comercial mostrou capitão do time argentino de hóquei, Fernando Zylberberg, que estará nos Jogos Olímpicos, fazendo exercícios matinais nas Ilhas.

Ele aparece correndo por vários marcos simbólicos britânicos, como o Globe Tavern na capital das Ilhas, Port Stanley, os escritórios do jornal local "Penguin News" e uma cabine telefônica vermelha --tradicional na Inglaterra.

A parte mais controversa é quando ele usa um memorial em homenagem a soldados britânicos da Primeira Guerra Mundial para fazer uma série de exercícios de step.

O anúncio de 90 segundos termina com a voz do locutor dizendo: "para competir em solo inglês, estamos treinando em solo argentino." A filmagem foi feita sem a permissão das autoridades das Malvinas e gerou uma crise diplomática entre Inglaterra e Argentina, no início do mês.

Veja vídeo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página