Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2012 - 14h50

Seleção alemã visita campo de concentração nazista na Polônia

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A seleção da Alemanha visitou na manhã desta sexta-feira o campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia, uma das sedes da Euro. O torneio continental inicia dia 8 e será disputado também na Ucrânia.

O campo de concontração fica a cerca de 70 km de Cracóvia, no sul da Polônia. Cerca de 1,5 milhão de pessoas, judeus na maioria, morreram nas mãos dos alemães nazistas em Auschwitz durante a guerra que terminou em 1945.

Entre os representantes da delegação alemã estavam o técnico Joachim Löw, o lateral (e capitão) Philipp Lahm, além de Wolfgang Niersbach, presidente da federação alemão, Reinhard Rauball, chefe da liga alemã, e Oliver Bierhoff, gerente da seleção.

Os atacantes Miroslav Klose e Lukas Podolski, poloneses naturalizados alemães, também fizeram parte da delegação.

Debaixo de chuva, eles visitaram algumas instalações de Auschwitz, como o muro dos fuzilados, a câmara de gás e o crematório. Depois foram de ônibus até Birkenau, distante a 3 km, que era um dos centros de extermínio nazista. Os alemães colocaram velas e flores no memorial em tributo às vitimas.

"Auschwitz é um capítulo obscuro da história alemã que não pode ser esquecido e nem ser repetido", disse Bierhoff durante a visita.

A Alemanha se prepara para a Euro, que terá a como sede a Polônia e a Ucrânia. A estreia da seleção será dia 9 contra Portugal, na Ucrânia. Na quinta, a equipe de Joachim Löw derrotou Israel por 2 a 0, em amistoso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página