Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2012 - 11h27

Euro na Polônia já teve quase 200 detidos e país aguarda 20 mil russos

Publicidade

DA REUTERS

Após a briga entre torcedores de Polônia e Rússia, a polícia polonesa se prepara para receber 20 mil russos no próximo sábado para acompanhar Rússia x Grécia, em Varsóvia, pela última rodada do Grupo A da Euro.

Para o jogo anterior (contra a Polônia, na terça) foram cerca de 10 mil russos presentes na capital polonesa e houve confronto entre as duas torcidas. Os agentes de segurança utilizaram jatos de água, gás lacrimogêneo e balas de borracha para intimidar os brigões. A Uefa, por sua vez, ameaçou tirar pontos das seleções cujas torcidas causem confusão.

Foi o primeiro caso de briga na edição atual da Euro. E até por isso as autoridades polonesas dizem que a segurança será redobrada no sábado para evitar novo confronto.

No mesmo dia a Polônia duelará com a República Tcheca, em Wroclaw, só que no mesmo horário de Rússia x Grécia (às 15h45, de Brasília).

Até agora, em uma semana de Euro, a polícia local prendeu 184 pessoas. Mais da metade eram poloneses e a maioria restante eram russos. As prisões foram realizadas na maioria dos casos ao redor de estádios e perto das "fan zones" (locais onde os torcedores se concentram para assistir aos jogos).

Um tribunal de Varsóvia emitiu na quarta-feira as primeiras sentenças para aqueles que participaram dos confrontos com russos, distribuindo penas de prisão de até 12 meses e multas para oito poloneses. Os tribunais devem processar outros casos nos próximos dias.

"As medidas de segurança [do jogo de sábado] serão adequadas para os riscos", disse o ministro do Interior, Jacek Cichocki, em entrevista a uma rádio.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, durante uma conversa por telefone na quarta-feira, que a Polônia tinha "plena responsabilidade" pela segurança dos torcedores.

O estopim para a briga de terça-feira foi uma marcha ao longo da ponte Poniatowski no centro de Varsóvia feita por milhares de torcedores russos para comemorar o Dia da Independência da Rússia.

O vice-prefeito de Varsóvia, Jacek Wojciechowicz, disse em entrevista coletiva que os torcedores russos não tinham apresentado qualquer autorização para uma marcha, e a ponte Poniatowski era uma das rotas designadas para os torcedores usarem para chegar ao estádio em qualquer jogo.

"Nós não vamos ditar como os torcedores devem chegar ao estádio. Há certas rotas ao longo das quais estamos direcionando pessoas que os torcedores podem ir em grupos grandes ou pequenos, como desejarem", disse ele. "A cidade está preparada para todas as eventualidades."

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress
O estádio Nacional de Varsóvia, palco de Rússia x Grécia
O estádio Nacional de Varsóvia, palco de Rússia x Grécia
Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress
O estádio Municipal de Wroclaw, palco de Polônia x República Tcheca
O estádio Municipal de Wroclaw, palco de Polônia x República Tcheca
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página