Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2012 - 15h03

Gabão e Suíça empatam e desperdiçam chance de liderança

Publicidade

THIAGO BRAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No jogo de fundo do Grupo B, Gabão e Suíça apenas empataram por 1 a 1 no estádio St. James Park, em Newcastle. Com o resultado, todo mundo da chave tem um ponto ganho.

As duas equipes voltam a campo no próximo dia 29. A Suíça vai enfrentar a Coreia do Sul, enquanto o Gabão joga com o México.

Campeão africano sub-23, o Gabão vive bom momento no futebol. No início do ano, foi uma das sedes da Copa Africana de Nações, alcançando as quartas-de-final do torneio. Oito jogadores foram mantidos daquela campanha para a equipe olímpica, incluindo o astro Pierre-Emerick Aubameyang, do Saint-Etienne, da França.

Os suíços também chegavam aos Jogos cercados de expectativa. Atual vice-campeã europeia sub-21 e campeã mundial sub-17 em 2009, a Suíça tem feito um bom trabalho nas categorias de base ultimamente. Mas seus dois melhores jogadores da categoria, Shaqiri e Xhaka, não participam dos Jogos Olímpicos. Seus clubes, os alemães Bayern de Munique e Borussia Mönchengladbach, respectivamente, pediram aos jogadores que abrissem mão da presença olímpica para fazer a pré-temporada desde o início.

Mas isso não pareceu um problema. Pelo menos não no início do jogo. Com 3min, Emeghara foi derrubado na área do Gabão. Pênalti que Mehmedi converteu aos 5min para abrir o placar.

O problema foi que a Suíça se acomodou com a vantagem cedo demais. Mesmo sendo melhor tecnicamente, a Suíça passou a sofrer com as investidas do Gabão. Obiang acertou o travessão. O castigo veio no fim da primeira etapa. Aubameyang foi lançado por Tandjigora, dominou e só teve o trabalho de empurrar e empatar a partida aos 45min.

A segunda etapa recomeçou com o Gabão empenhado na busca pela virada. Agressivo, o time africano saiu em busca do ataque, mas pecava na hora de criar oportunidades. Os suíços seguiam se defendendo, só esperando uma oportunidade de contra-atacar. Muito pouco para uma equipe com o status da suíça.

O que já era difícil ficou pior aos 33min, quando o volante Buff tentou cavar um pênalti e recebeu cartão amarelo. Como já tinha, recebeu o segundo e foi expulso, deixando o Gabão em superioridade numérica.

Só que os africanos não souberam aproveitar o fato e a igualdade permaneceu até o fim do marcador.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página