Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2012 - 11h38

Última nos 200 m livre, nadadora africana de 14 anos se inspira com torcida

Publicidade

DA REUTERS

"Inspirar uma geração" é o slogan oficial dos Jogos Olímpicos de Londres e a nadadora Aurelie Fanchette, de Seychelles, é o melhor exemplo disso.

Com 14 anos e já uma veterana dos campeonatos de 2011, a africana foi a competidora mais devagar dos 200 m livre na segunda-feira, mas seu tempo -- 2min49s -- não foi realmente o que importou, mesmo se tivesse sido um recorde pessoal.

Ela pode até ter chegado mais de 26 segundos depois da detentora do recorde mundial, a italiana Federica Pellegrini, e estar a 20 metros da borda quando todos já haviam terminado a prova, mas ninguém duvidou de sua determinação. Os gritos da multidão a apoiavam enquanto ela abria um sorriso no rosto ao nadar os últimos metros e completar seu trabalho.

Dennis M. Sabangan/Efe
Aurelie Fanchette, de Seychelles, compete nos 200 m livre. A nadadora de 14 anos foi a última a chegar na prova
Aurelie Fanchette, de Seychelles, compete nos 200 m livre. A nadadora de 14 anos foi a última a chegar na prova

"É ótimo, é simplesmente algo do que se orgulhar. Como dizem os britânicos, é inspirar uma geração", disse a seichelense, falando com a postura e confiança de alguém muito mais velho.

"Estar aqui é realmente o melhor do melhor, eu me sinto realmente orgulhosa e instigada. Tantas coisas passam pela minha cabeça, mas é simplesmente incrível estar aqui entre tantas grandes nadadoras. É ótimo saber que terão pessoas ali que lhe darão apoio não importa sua idade. É realmente inspirador para mim, uma nadadora de 14 anos, sabendo que há uma multidão torcendo por você e desejando o melhor na sua prova", afirma.

Muitos deles ficam inspirados e maravilhados. Assistir a nadadores-modelo como o americano Michael Phelps, o maior campeão olímpico de todos os tempos com 14 medalhas de ouro, é uma coisa. Já ver alguém tão jovem competindo na mesma piscina é algo completamente diferente.

Além de Fanchette, há mais um nadador de Seychelles na Olimpíada de Londres, de 19 anos.

Em casa, uma ilha no oceano Índico, paraíso turístico de águas cristalinas com palmeiras à beira da praia, na costa leste africana, ela vai a uma escola internacional com aulas em inglês e francês e tem a opção de piscinas de 25 m e 50 m para treinar.

"Treino todos os dias, então estar aqui realmente compensa meu trabalho duro", diz.

"É a minha primeira Olimpíada e eu realmente espero voltar. É algo que me faz olhar para frente e pelo qual vale a pena trabalhar. Acredito que seja simplesmente sair por ai e me divertir".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página