Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2012 - 13h03

Errei na luta contra o sul-coreano, diz brasileiro após ficar sem medalha

Publicidade

EDUARDO OHATA
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

O judoca Tiago Camilo afirmou que errou na luta contra o sul-coreano Dae-Nam Song pela semifinal da categoria até 90 kg dos Jogos Olímpicos de Londres.

O brasileiro perdeu o combate após sofrer um wazari com menos de 30 segundos de luta. Ele sofreu também duas punições assim como o seu adversário.

"É um momento de muito tristeza. Trabalhei muito para chegar até aqui, mas infelizmente não consegui a medalha. Na luta contra o coreano acabei cometendo um erro", declarou o judoca, que na disputa pelo bronze perdeu para o grego Ilias Iliadis, líder do ranking mundial, campeão olímpico em Atenas-2004 e bicampeão mundial (2010 e 2011).

"Contra o Ilias foi uma luta muito equilibrada", disse o brasileiro, derrotado após sofrer duas punições.

Prata na categoria até 73 kg em Sydney-2000 e bronze na categoria até 81 kg em Pequim-2008, Tiago Camilo buscava sua terceira medalha olímpica. Caso conquistasse a medalha, o atleta se tornaria o primeiro judoca brasileiro com três pódios em Jogos.

Guilheiro, eliminado na terça-feira na repescagem da categoria 81 kg, e o ex-judoca Aurélio Miguel são os outros judocas com duas medalhas. Guilheiro obteve o bronze em Pequim-2008 e em Atenas-2004 na categoria até 73 kg. Já Aurélio Miguel ganhou o ouro em Seul-1988 e bronze em Atlanta-1996.

"Estou abalado. Essa sensação [de derrota] está sendo muito dura já que sempre consegui medalha nas Olimpíadas. Não tenho muito o que falar. É triste não ganhar uma medalha", completou.

Tiago Camilo estreou com vitória sobre o ucraniano Roman Gontiuk e na sequência derrotou Roberto Meloni --os dois triunfos foram por ippon. Nas quartas de final, passou pelo uzbeque Dilshod Choriev, quinto do mundo, por yuko, antes de sofrer as duas derrotas.

Até o momento, o Brasil conquistou duas medalhas na modalidade em Londres: ouro com Sarah Menezes e bronze com Felipe Kitadai.

Já no domingo, Érika Miranda e Leandro Cunha foram eliminados logo na primeira luta. Na segunda-feira, Bruno Mendoça caiu nas oitavas de final, enquanto Rafaela Silva foi desclassificada após aplicar um golpe irregular.

Na terça-feira, além da queda de Guilheiro na repescagem, a judoca Mariana Silva perdeu logo na sua estreia na pela categoria até 63 kg.

Com as duas medalhas conquistadas até o momento, o judô é o esporte que mais faturou medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos com 17. Desde 1984, em Los Angeles-EUA, o país conquista pelo menos uma medalha em Olimpíada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página