Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2012 - 07h50

Brasileira vence outra e se garante na briga por medalha no judô

Publicidade

DE SÃO PAULO

A judoca Mayra Aguiar, 20, confirmou o favoritismo e avançou à semifinal da categoria até 78 kg ao ganhar da polonesa Daria Pogorzelec, 23º do mundo.

Com uma estratégia agressiva, Mayra conseguiu um wazari logo no início da luta. Logo depois, a brasileira aplicou uma imobilização na adversária e venceu o combate.

Com a vitória, a gaúcha já se garantiu na disputa por medalha. Na semifinal, a judoca vai enfrentar a norte-americana Kayla Harrison, quarta do mundo, que ganhou da húngara Abigel Joo, quinta do ranking. Joo começou o combate em vantagem, mas sentiu uma lesão no joelho e, sem condições de lutar, foi facilmente dominada.

No confronto contra a norte-americana, a gaúcha conquistou quatro vitórias em nove lutas.

Antes de vencer a polonesa Daria Pogorzelec, Mayra tinha estreado com vitória fácil sobre a tunisiana Hana Mareghni.

Mayra Aguiar, que completa 21 anos nesta sexta-feira, é uma das esperanças de medalha do judô brasileiro. Ela já foi vice-campeã mundial em 2010 e terceira colocada em 2011.

Até o momento, o Brasil conquistou duas medalhas no judô em Londres: ouro com Sarah Menezes e bronze com Felipe Kitadai.

Depois das duas medalhas conquistadas no primeiro dia, o judô não subiu mais ao pódio em Londres. No domingo, Érika Miranda e Leandro Cunha foram eliminados logo na primeira luta. Na segunda-feira, Bruno Mendoça caiu nas oitavas de final, enquanto Rafaela Silva foi desclassificada após aplicar um golpe irregular.

Um dia depois, Leandro Guilheiro, favorito ao ouro, perdeu na repescagem da categoria 81 kg e Mariana Silva foi derrotada logo na sua estreia pela categoria até 63 kg.

Na quarta-feira, Tiago Camilo caiu na disputa pelo bronze, enquanto Maria Portela sofreu um ippon na primeira luta.

Com as duas medalhas conquistadas até o momento, o judô é o esporte que mais faturou medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos com 17. Desde 1984, em Los Angeles-EUA, o país conquista pelo menos uma medalha em Olimpíada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página