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CBF fecha mais um contrato de patrocínio milionário
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DO RIO
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou nesta terça-feira o seu 13º patrocinador: a Mastercard.
O contrato tem validade até 2020 e abrange os times principais masculino e feminino, e as seleções sub-20 e sub-17. A empresa, em contrapartida, terá direito a pré-venda de ingressos para alguns jogos.
O acordo, que não teve seus valores divulgados oficialmente, com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) inclui apenas a Mastercard como patrocinadora da seleção no segmento de meios de pagamento.
Antes da empresa de cartões, a entidade já tinha assinado com Ambev, Itaú, TAM, Nestlé, Procter e Gamble, Vivo, Seara, Tênis Pé Baruel, Volkswagen, Extra, Nike e Relógios Parmigiani.
Sem o logotipo na camisa, o novo contrato só garantirá à empresa usar sua marca nos banners de eventos exclusivos da CBF, como treinos, e a pré-venda de ingressos de todos os jogos a seus clientes.
Isso acontece porque a Visa, principal concorrente da Mastercard, é a patrocinadora oficial de eventos de futebol, como a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Para a Mastercard, a ação com a CBF não resultará em conflito com a Visa.
PATROCINADORES
No final de 2010, a CBF anunciou a ampliação do contrato com a empresa Seara até 2026 --antes ia até 2014. Na ocasião, o contrato era de US$ 6 milhões. Com a extensão por mais 15 anos, a confederação irá ganhar US$ 240 milhões (hoje equivalente a quase R$ 500 milhões) e também um helicóptero.
A empresa que mais gasta com a seleção é a Nike. Parceira da CBF desde 1995, a fornecedora de material esportivo teve o seu contrato renegociado e paga US$ 40 milhões anuais (cerca de R$ 80 milhões).
Até 2011, todos os contratos da seleção eram fixados em dólar. Pelo sistema, as empresas pagam em real o valor do dólar no vencimento das cotas.
Em virtude das constantes quedas do dólar, a confederação negociou o seu último grande contrato (Itaú) em euro. O banco paga € 15 milhões (equivalente hoje a R$ 33 milhões) anuais.
Até a última Copa, todos os parceiros estampavam as suas marcas nos uniformes dos jogadores, em placas na Granja Comary (local de treinos do time no Brasil) e no painel montado durante as entrevistas.
Até abril de 2010, o faturamento da entidade com os patrocínios era de R$ 203,6 milhões. Com a venda da cota para a Nestlé, a receita da confederação crescerá mais R$ 10,5 milhões. No total, a seleção recebeu R$ 214 milhões dos parceiros em 2010.
A quantia arrecadada é recorde na história do futebol brasileiro. Na penúltima Copa do Mundo, a seleção seguiu para a Alemanha com quatro anunciantes na bagagem e R$ 60 milhões, valor inédito até então.
A AmBev é a mais antiga patrocinadora da seleção. A empresa, que usa duas marcas na seleção, paga US$ 15 milhões por ano.
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