Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2012 - 10h26

Pentacampeão olímpico da natação revela que quase cometeu suicídio

Publicidade

DA EFE

O nadador australiano Ian Thorpe, 30, que tem 11 títulos mundiais e nove medalhas olímpicas em seu currículo, sendo cinco de ouro, revelou que sofreu durante anos de depressão e que esteve à beira do suicídio.

Em uma autobiografia que ainda não está à venda, Thorpe confessa que chegou a planejar lugares e formas de cometer suicídio e que bebeu grandes quantidades de álcool, informou neste sábado o jornal australiano "Sydney Morning Herald".

"Era a única maneira de poder dormir. Não conseguia dormir, particularmente entre 2002 e 2004, enquanto treinava para defender meus títulos olímpicos em Atenas. Abusava do álcool, sempre sozinho e em meio à desgraça", relatou o nadador conhecido como o "Torpedo".

Regi Varghese-16.mar.2012/Reuters
Ian Thorpe lamenta eliminação na eliminatória dos 200 m livre para Londres-12, em março deste ano
Ian Thorpe lamenta eliminação na eliminatória dos 200 m livre para Londres-12, em março deste ano

No livro, chamado "This is me: the autobiography" (Este sou eu: minha autobiografia, em tradução livre) e escrito junto com Robert Wainwright, o australiano explica que ocultou suas depressões, que chegavam a se prolongar durante um mês, inclusive de seus pais.

"Mas agora me dei conta que é momento de me abrir. Necessito falar com eles sobre isto. Sei como mamãe vai reagir. Chorará e me perguntará por que não contei, e então me dirá que está muito orgulhosa que tenha contado finalmente", disse Thorpe.

O nadador, que retomou sua carreira em 2011 após seis anos longe das piscinas, voltou a negar rumores sobre seu homossexualismo e disse que deseja formar uma família.

"Não sou gay e todas minhas experiências foram heterossexuais. As mulheres me atraem, amo as crianças e desejo formar uma família", relata em um trecho do livro publicado no "Sydney Morning Herald".

Thorpe conseguiu onze títulos mundiais e treze recordes do mundo, além de cinco medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze, dividas entre os Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e de Atenas 2004.

Sergio Dionisio-02.fev.2011/Efe
O nadador australiano Ian Thorpe sorri durante o anúncio do seu retorno aos torneios oficiais de natação, em 2011
O nadador Ian Thorpe sorri durante o anúncio do seu retorno aos torneios oficiais de natação, em 2011

Após os Jogos de Atenas, o nadador decidiu parar por um ano e depois anunciou sua aposentadoria em novembro de 2006, aos 24 anos de idade, ao alegar falta de motivação. Em fevereiro de 2011, Thorpe anunciou que voltaria a competir para tentar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Embora não tenha se classificado para a competição, o nadador continua treinando com a esperança de competir no Mundial de Natação que será realizada em julho de 2013, em Barcelona, na Espanha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página