Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2012 - 08h47

CBF cria comissão para inspecionar estádios, mas não cita problema na Vila

Publicidade

DE SÃO PAULO

Quase 24 horas após falha que impossibilitou a entrada de ambulância no gramado da Vila Belmiro para atender um jogador do Atlético-MG, a CBF anunciou a criação da Comissão Nacional de Inspeção de Estádios.

A entidade publicou uma nota oficial em seu site na noite de quinta-feira informando que a comissão foi criada após reunião com membros do Ministério Público, no Rio.

A nota apresenta um vídeo com depoimento do diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, mas não cita o problema na Vila Belmiro. Na ocasião, um degrau impediu a entranda de ambulância no gramado para atender o zagueiro Rafael Marques, que havia se chocado de cabeça com o companheiro Leonardo Silva durante jogo contra o Santos.

"[A medida] visa garantir a segurança, o conforto de todos os torcedores. Um esforço da CBF para fazer retornar aos estádios a família brasileira, mulheres, crianças, como acontece centros mais desenvolvidos. Na Europa, nas Olimpíadas, nos vimos crianças e idosos frequentando os estádios sem nenhum problema. Isso tem de acontecer no Brasil também", afirma Lopes no em trecho do vídeo disponibilizado pela CBF.

A comissão, segundo Lopes, já foi instalada --medida nº 10/2012--, mas ele não informou a partir de que data os trabalhos serão iniciados e nem quais serão os critérios utilizados na avaliação das arenas.

VILA BELMIRO

O procurador-geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schimitt, afirmou que pediu na quinta-feira a interdição da Vila Belmiro. O pedido será analisado pela procuradoria do Tribunal.

A promotoria do STJD vai denunciar o Santos no artigo 211 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala sobre deixar de garantir estrutura e segurança na praça esportiva. Com isso, o clube também pode ser multado em até R$ 100 mil.

Também na quinta o Santos informou que vai realizar obras para adaptar o local e permitir a entrada de veículos no gramado da Vila. A promessa é encerrar as obras até o dia 25, quando o clube volta a jogar no local pelo Brasileiro (enfrenta o Náutico).

No Brasil, os estádios precisam apresentar um laudo técnico para serem liberados para jogos e eventos. Eles passam por vistoria da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, das federações e outros órgãos técnicos.

A Vila tinha o laudo autorizado a realização de jogos e o local abrigou inclusive clássicos neste ano, contra Corinthians e São Paulo.

Arte/Folhapress

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página