Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2013 - 13h09

Piloto que voou com caminhão na Truck só voltará a competir no meio do ano

Publicidade

MILTON PAZZI JR.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O piloto paranaense Diumar Bueno, 50, que sofreu um grave acidente ao "voar" em uma ribanceira com seu caminhão da Fórmula Truck na etapa de Guaporé faz três meses, só voltará a correr no meio da temporada 2013. Até lá, seu filho Jansen, 22, piloto de protótipos, é quem vai substituí-lo.

A recuperação do piloto da Volvo ainda está na fase de fisioterapia. Bueno já cumpre suas tarefas cotidianas, mesmo ainda dependente de uma cadeira de rodas, o que deve continuar a utilizar até o fim de janeiro.

"Depois ele passa para muletas. Meu pai está recuperado, tinha risco de ossos não calcificarem, mas agora está tudo bem", disse a filha Sheren Bueno.

Veja vídeo

Neste momento, a atenção maior na recuperação das 50 lesões que ele sofreu está na recuperação da perna direita, pois sente dores no joelho.

"Ele fez até fisioterapia respiratória. Mas já dirige o carro, faz tudo, não teve como segurar, fugiu um pouco das restrições", disse Sheren, que já foi piloto do caminhão de segurança da categoria.

No acidente, sofrido em 13 de outubro, ao perder o controle de seu caminhão num treino, Diumar Bueno sofreu esmagamento dos dois pés, 17 fraturas na perna esquerda, 15 fraturas na perna direita, teve os dois pulmões perfurados, uma lesão grave no baço, cinco costelas quebradas no lado esquerdo, três costelas quebradas no lado direito, trincamento dos cotovelos, fratura do nariz e trautismo craniano, além de morder a língua, que precisou ser costurada.

O filho Jansen foi campeão brasileiro de Spyder Race e disputou recentemente as 500 milhas de Londrina. Quando Diumar recuperar a condição de correr, é provável que ele e o filho continuem na disputa da Truck, com dois caminhões. A categoria começa o ano com a etapa de Tarumã (RS), em 10 de março.

Divulgação
O que restou do caminhão de Diumar Bueno durante treino em Guaporé (RS)
O que restou do caminhão de Diumar Bueno durante treino em Guaporé (RS)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página