Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2010 - 08h15

"Foi muito bom competir aqui", diz Fabiana Murer sobre o GP Brasil

Publicidade

JOÃO PAULO GONDIM
DO RIO DE JANEIRO

O Brasil conquistou quatro medalhas de ouro e três de bronze no 26º GP Brasil de atletismo, disputado ontem no estádio João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro.

As vitórias foram conquistadas por Fabiana Murer (salto com vara, 4,75 m), Keila Costa (salto em distância, 6,68 m), Kleberson Davide (800 metros, 1min44s71) e Nilson de Oliveira André (200 metros, 20,41 s). Os bronzes ficaram com Jadel Gregório (salto triplo), Jailma Sales (400 metros) e Ana Cláudia Lemos ( 200 metros).

Atual campeã mundial indoor, Fabiana Murer fez valer seu favoritismo e prendeu a atenção das cerca de 7.800 pessoas presentes no estádio. A saltadora atingiu a marca de 4,75 m.

Na temporada 2010, nenhuma atleta havia conseguido saltar tão alto. A paulista é, agora, a primeira colocada no ranking de melhores índices do ano da Iaaf.

Foram 35 centímetros a mais do que a segunda colocada, a israelense Jillian Schwartz (4,4 metros). O índice representa o novo recorde do torneio. O anterior, também de Fabiana, 4,55 metros, foi estabelecido no GP Brasil de 2006.

Apesar não ter superado seu recorde sul-americano (4,82 metros) ao falhar na tentativa de saltar 4,85 metros, ela disse ter ficado satisfeita com seu desempenho.
"Fiz a melhor marca da temporada em pista aberta. Foi muito bom competir aqui. Com o incentivo desse público, a motivação é maior. Meu desempenho foi melhor do que esperava.''

Depois da prova, Fabiana afirmou que vai estrear novas varas (com 4,65 m de altura, dez centímetros maiores do que as atuais) na etapa de Roma da Liga Diamante, em junho. "Quanto maior a vara, melhor'', disse a atleta.

Jadel Gregório dividiu as atenções do público, mas não teve o mesmo sucesso no salto triplo. Ele saltou 16,98 m e ficou em terceiro. "Para quem está sem clube, sem estrutura, e praticamente não tem contato com o treinador, está bom'', justificou-se.
O inglês Phillips Idowu venceu o salto triplo, com 17,48 m, a melhor marca da modalidade em 2010.

A prova mais disputada foi a dos 100 m masculino. Mike Rodgers, dos Estados Unidos, foi o vencedor, com 10,06 s. Dwain Chambers,da Inglaterra, e Lerone Clarke, da Jamaica, chegaram com o tempo de 10,11 s mas o inglês ficou com a prata após consulta à foto na chegada.

A atleta mais laureada da competição foi a jamaicana Sheri-Ann Brooks, com dois ouros: 100 metros e 200 metros. Ao responder sobre as razões de seu sucesso, argumentou ter "fome de vitória''.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página