Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2010 - 06h30

Manchado, Novo Basquete Brasil chega ao fim

Publicidade

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

Na corrida para cumprir o calendário do basquete nacional, o NBB (Novo Basquete Brasil) realiza neste domingo sua última partida da temporada.

De forma melancólica, o quinto jogo da final entre Brasília e Flamengo será em Anápolis (GO), a 155 quilômetros do Distrito Federal.

A partida poderia ser realizada no ginásio Nilson Nelson, no DF, mas uma liminar expedida pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) na última segunda-feira interditou o local.

Uma semana atrás, o Nilson Nelson foi palco do terceiro duelo entre brasilienses e flamenguistas e, em seguida, de um confronto envolvendo jogadores do time carioca e torcedores do Brasília.

Não fosse pela liminar, o Brasília poderia atuar em casa hoje, por ter feito melhor campanha na fase de classificação. O julgamento da Comissão Disciplinar do STJD seria na noite de ontem.

Em pauta, a invasão de quadra e a agressão dos atletas aos torcedores. Seis jogadores do Flamengo estavam ameaçados de suspensão.

Alegando falta de tempo para convocar as testemunhas de defesa, o Flamengo conseguiu adiar o julgamento para daqui nove dias, de acordo com previsão de José Luiz Lana Mattos, presidente Comissão Disciplinar.

Curiosamente, no dia em que a seleção brasileira de futebol estreia na Copa do Mundo da África do Sul, contra a Coreia do Norte.

O Brasília preferiu não entrar com recurso para liberar o Nilson Nelson para o jogo de hoje. "Queremos que o campeonato chegue ao final de forma pacífica", explicou Jorge Bastos, diretor da equipe do Distrito Federal.

O próprio clube impediu a conclusão de uma edição do Nacional, então promovido pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete). Em 2006, entrou na Justiça por causa da mudança do regulamento durante a fase final.

Na lista de todos os campeões nacionais, o ano de 2006 é acompanhado de um asterisco que indica que o problema não foi resolvido.

A confusão de quatro anos atrás foi um dos fatores que motivaram o surgimento da LNB (Liga Nacional de Basquete), promotora do NBB.

Se vencer hoje, o Flamengo, do cestinha Marcelinho, conquista o bicampeonato.

NA TV
Brasília x Flamengo
10h Sportv

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página