Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2010 - 10h56

Prefeitura nega relação entre Copa e remoção na Cidade do Cabo

Publicidade

FÁBIO ZANINI
ENVIADO ESPECIAL À CIDADE DO CABO

A Prefeitura da Cidade do Cabo nega a existência de uma operação de limpeza urbana e afirma que a remoção das famílias para áreas afastadas não tem relação com a Copa do Mundo.

Segundo Kylie Hatton, porta-voz da prefeitura, Blikkiesdorp foi estabelecida há cerca de dois anos e meio.

"Essas pessoas estavam ocupando imóveis irregularmente no centro da cidade e tiveram que ser levadas a uma outra localidade. Dada a escassez de áreas, a solução encontrada foi levá-las para lá", afirma a porta-voz.

Segundo Hatton, os moradores estão "temporariamente" na área. No entanto, ela admite que esse período provisório pode se estender por até seis anos.

"Não é verdade que as pessoas foram forçadas a ir para lá. Elas são livres para sair quando quiserem", declara a porta-voz. Mas não podem voltar para as antigas áreas que ocupavam.

De acordo com a prefeitura, há uma pressão habitacional muito grande na cidade, e acomodar todas as pessoas leva tempo. Existe hoje uma lista de espera de 400 mil famílias. "Infelizmente, nosso orçamento é limitado", afirma Hatton.

A prefeitura reconhece que a situação "não é perfeita", mas lembra que os moradores estão lá de graça. "A região também não é desolada. Há uma clínica em que se pode chegar a pé", afirma.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página