Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2010 - 12h34

Regulamento da F-1 proíbe jogo de equipe, mas não prevê punição clara

Publicidade

DE SÃO PAULO

A polêmica ultrapassagem de Fernando Alonso em Felipe Massa no GP da Alemanha de F-1 pode causar problemas para a Ferrari. Caso seja comprovado que o brasileiro cedeu o primeiro lugar ao espanhol após uma ordem direta da escuderia, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) tem base no regulamento da categoria para punir a equipe.

Segundo o artigo 39 da lei que rege a F-1, a prova deve ser decidida dentro dos fatores desportivos, sem interferência de força maior.

"Ordens de equipe que interferem no resultado da corrida são proibidas", diz o texto do regulamento, o qual não prevê uma possível punição, que, numa suposta comprovação de penalidade, ficaria a cargo da FIA.

Após a corrida, tanto Ferrari quanto Alonso e Massa declararam que a corrida e a ultrapassagem foram absolutamente normais, e que o importante era falar sobre o domínio da equipe na corrida.

Massa, que liderava a prova após bela manobra na largada, recebeu uma mensagem incomum de seu engenheiro, pelo rádio, pouco antes de ser ultrapassado pelo espanhol: "Alonso está mais rápido que você. Entendeu a mensagem?".

Depois de assumir a primeira colocação, Alonso não foi ameaçado por Massa e venceu a prova com tranquilidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página