Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2010 - 07h04

Inflado pela Copa, Campeonato Alemão troca jovens em ascensão por trintões

Publicidade

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

A jovem seleção que foi destaque na Copa do Mundo graças a um futebol ofensivo e bonito fez os olhos do mercado europeu se voltarem para a Alemanha após um longo período de descaso.

Três jogadores da equipe comandada por Joachim Löw na África do Sul foram negociados para grandes clubes do exterior.

José Huesca/Efe
Mesut Özil, estrela da nova safra alemã, deixou o país para defender o galáctico Real Madrid
Meio-campista Mesut Özil, estrela da nova safra alemã, deixou o país para defender o galáctico Real Madrid, da Espanha

Parece pouco, mas não é. Desde a geração de Lothar Matthäus e Jürgen Klinsmann, entre o fim dos anos 1980 e o começo dos 1990, a Alemanha não exercia com tanta força o papel de exportadora de talentos.

O Real Madrid, que se orgulha de sempre buscar os "melhores do mundo", contratou dois integrantes da nova safra germânica: o volante Sami Khedira, 23, (Stuttgart) e o meia Mesut Özil, 21, (Werder Bremen). O lateral Jérôme Boateng, 21, (Hamburgo) acertou a ida para o Manchester City, recordista de valor investido nesta temporada.

Ciente que subiu de nível depois do Mundial-2010, o Campeonato Alemão, que começa hoje com o confronto entre os dois últimos campeões, Bayern de Munique e Wolfsburg, tratou de aproveitar o prestígio adquirido para atrair estrelas.

Rolf Vennenbernd-31.jul.2010/Efe
Ídolo no Real Madrid, atacante espanhol Raúl vai tentar reconstruir sua carreira no Schalke 04
Ídolo no Real Madrid, atacante espanhol Raúl vai tentar reconstruir sua carreira no Schalke 04, da Alemanha

Estrelas em fim de carrei­ ra, a bem da verdade. As duas contratações mais impactantes da temporada já cruzaram a barreira dos 30 anos.

Capitão da Alemanha antes da Copa, o meia Michael Ballack, 33, trocou o Chelsea por um retorno ao Bayer Leverkusen. No clube em que foi ídolo no passado, ele terá a missão de mostrar que ainda pode ser útil à seleção depois de ficar fora do Mundial por uma lesão no tornozelo.

"Nosso time agora ganhou reforço de mais um jogador experiente. Isso é sempre positivo", disse o meia brasileiro Renato Augusto, parte de uma equipe repleta de jovens que liderou boa parte da última Bundesliga e terminou na quarta posição.

Rolf Vennenbernd/Efe
Volta de Michael Ballack ao Bayer Leverkusen é uma das atrações da nova temporada do Campeonato Alemão
Volta de Michael Ballack ao Bayer Leverkusen é uma das atrações da nova temporada do Campeonato Alemão

Já o Schalke 04, vice na edição passada, apostou em Raúl, 33. Alijado do Real Madrid, o atacante tenta provar que não ficou tanto tempo (16 anos) em dos maiores clubes do mundo apenas pela liderança exercida.

As novas atrações se unem aos destaques remanescentes da temporada passada, Franck Ribéry, Arjen Robben, Bastian Schweinsteiger, Philipp Lahm e Thomas Müller, todos do Bayer de Munique. O atual campeão nacional manteve praticamente o mesmo time e, como sempre, larga como favorito ao título.

"O Campeonato Alemão já era bem visto, visado, mas agora isso deve crescer. O nível cresce, a audiência cresce e a expectativa cresce", completou o zagueiro Felipe Santana, do Borussia Dortmund.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página