Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2010 - 08h08

Mal na Olimpíada teen, Brasil mira ouro com campeões

Publicidade

MARIANA BASTOS
ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA

Com um desempenho pífio nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, o Brasil ganhará neste final de semana o reforço de dois campeões mundiais na busca por medalhas.

Os atletas David Lourenço,18, do boxe, e Flávia Gomes, 16, do judô, não pensam em nada que não seja o lugar mais alto do pódio.

David, que venceu o Mundial juvenil em abril, no Azerbaijão, será o primeiro a entrar no ringue para tentar cumprir sua missão. Ele estreia nesta manhã contra Ben Muziyo, de Zâmbia, na categoria até 69 kg.

Sua tarefa na Olimpíada teen (para esportistas de 14 a 18 anos) parece mais simples do que a que enfrentou para conquistar o maior título de sua carreira até agora.

Nos Jogos da Juventude, David precisará vencer apenas três adversários para chegar à medalha de ouro. No Azerbaijão, o boxeador teve que derrotar seis rivais.

Para cumprir seu objetivo, o brasileiro treinou durante 15 dias no país que mais se destaca na modalidade. Em julho, ele foi a Cuba para se preparar para os Jogos.

"Aprendi muito com a técnica deles. Treinei com diversos cubanos que vão lutar aqui nos Jogos", afirma o atleta de Guarulhos.

Em Cingapura, David reencontrou seus colegas cubanos e aproveitou para se unir a eles nos treinos. Para sua sorte, não há nenhum boxeador da ilha caribenha na categoria dele.
"Estou confiante de que vou levar o ouro. Mas sei que tenho que ir com calma e respeitar os adversários."

Já Flávia Gomes também está ávida por repetir o ouro de seu Mundial sub-17, conquistado no ano passado. A judoca brasileira estreia na próxima madrugada.
Mesmo sendo uma das mais jovens de sua categoria, que reúne atletas de 16 e 17 anos, Flávia não se sente intimidada pelas adversárias.

"Aqui a competição vai ser bem mais forte do que no Mundial porque não tem a minha categoria [até 57 kg]. Mas vim de um período de treinamento intensivo e estou pensando no ouro sempre", declarou a judoca.

Flávia destaca como momento olímpico mais marcante as lutas do brasileiro Tiago Camilo, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Pequim-2008.

A jovem atleta já tem experiência em lutas contra adultos. Flávia treina em São Caetano, ao lado de Edinanci Silva, que foi a primeira brasileira a disputar três edições olímpicas, Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004.

A adolescente também já compete com adultos.

Em maio, quando disputou o Grand Slam do Rio, Flávia impressionou ao fazer uma luta franca contra a portuguesa Telma Monteiro, que, na época, era a vice-líder do ranking mundial da categoria até 57 kg.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página