Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2010 - 07h30

Versos no metrô são aposta da federação francesa para reconquistar torcida

Publicidade

ANA CAROLINA DANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Para grandes males, grandes remédios. A FFF (Federação Francesa de Futebol) lançou campanha de publicidade dramática para reconquistar a torcida após a vergonhosa performance da seleção na Copa da África do Sul.

A França foi eliminada na primeira rodada, sem vencer.

O objetivo é motivar o público a assistir à partida contra Belarus, amanhã, pelas eliminatórias para a Euro-12.

Os cartazes, colocado nos metrôs parisienses, trazem somente um texto, escrito em forma de versos e rima.

A primeira frase dá o tom da campanha: "A derrota está para sempre marcada, mas temos um jogo a ganhar".

E os versos continuam: "Os erros não serão esquecidos, mas temos um jogo a ganhar. A reconstrução não terminou, mas temos um jogo a ganhar. Uma nova história vai começar. Temos um uniforme a defender".

Nos blogs franceses dedicados ao futebol, a campanha não convence. Zombam do texto, que consideram "lacônico" ou "cômico", apontando, com ironia, suas "pretensões líricas" e "épicas".

"Trata-se de autoflagelação", diz um comentário. "Espero que os jogadores façam melhor do que os assessores de comunicação da federação", comenta um outro.

Mais ponderado, o torcedor e professor de música Eric Regnier considera a mensagem pertinente, mas demasiado dramática. "O risco é que o efeito acabe sendo o contrário do desejado."

Além dos outdoors, a FFF decidiu liquidar os ingressos: 10 mil entradas a 10 euros (R$ 22).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página