Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2010 - 07h01

Button vai ao tudo ou nada na F-1

Publicidade

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA

Enquanto seus adversários na luta pelo Mundial de F-1 adotam um discurso padronizado, de que é hora de ser consistente e não se arriscar, o atual campeão, Jenson Button, vai na contramão.

Quarto colocado no Mundial, 21 pontos atrás do líder Mark Webber, a cinco etapas para o encerramento da temporada, o piloto disse que partirá para o tudo ou nada.

A decisão, segundo o piloto da McLaren, foi motivada pela experiência da temporada passada, quando conquistou seu primeiro título.

"Não vou ficar tentando manter a consistência. Fiz isso na segunda parte do ano passado e, mentalmente, foi muito difícil", justificou o piloto inglês, que em 2009 venceu 6 das 7 primeiras corridas, o que lhe assegurou o título, já que seu rendimento caiu bastante no fim do ano.

"Quando você está atrás e tem um bom carro, você pode ser mais agressivo. De agora em diante, atacarei mais. Não posso simplesmente esperar pelos pontos", disse.

Apesar de ter assegurado o título no Brasil com uma corrida de antecedência, o inglês poderia ter conseguido isso antes, não fosse seu final de temporada ruim.

"Lembro que em Cingapura cheguei a dizer pelo rádio que havia jogado fora o título. Mas neste ano chego empolgado para esta prova", completou Button sobre o GP de Cingapura de domingo, 15ª etapa do Mundial.

Mas se a situação de ser o "caçador" é nova para o piloto da McLaren, é também para os outros quatro pilotos que ainda estão na disputa: Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Vettel e Webber só 24 pontos separam o líder do quinto colocado, Vettel.

Além de Button, Alonso e Hamilton também já foram campeões, mas ambos em circunstâncias bem diferentes das que eles vivem agora.

Quando conquistou seu primeiro título, em 2005, Alonso liderou o Mundial desde a segunda etapa. No ano seguinte, assumiu a ponta da tabela na primeira etapa, de onde só saiu na antepenúltima, quando ficou empatado com Michael Schumacher em pontos.

Com Hamilton em 2008, a situação não foi tão tranquila, mas o piloto passou a segunda metade do campeonato inteira no primeiro lugar.

Já para Vettel e Webber a situação é completamente nova, já que pela primeira vez estão desde o começo na disputa pelo campeonato.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página