Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2010 - 07h13

Clássico opõe fase zen do santista Neymar e do palmeirense Kleber

Publicidade

LEONARDO LOURENÇO
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS
LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

Neymar e Kleber, os "bad boys" de Santos e Palmeiras, dão sinais de que já não são mais tão rebeldes assim.

Famosos por seus temperamentos explosivos, os dois atacantes, que estão entre os três jogadores que mais apanham neste Campeonato Brasileiro, agora fogem de toda e qualquer polêmica.

Hoje, às 16h, a Vila Belmiro receberá o encontro deles no clássico que testará a fase zen dos esquentadinhos.

O santista está mais calmo há pelo menos dez dias, após o episódio que culminou com a demissão de Dorival Jr.

Já Kleber parece outra pessoa desde que voltou ao Palmeiras, em junho, após passagem pelo Cruzeiro.

Neymar foi aconselhado por seus pais, dirigentes e pelo interino Marcelo Martelotte. E mudou desde o jogo contra o Atlético-GO, o último de Dorival no Santos.

Até então, era um dos líderes de indisciplina do time, com seis cartões amarelos. Explosivo, Neymar reclamava muito ao sofrer faltas.

O ápice aconteceu na rodada seguinte, quando xingou Dorival Jr. dentro do gramado e deu início ao turbulento período que terminou com a queda do treinador.

Kleber, seja em sua primeira passagem pelo Palmeiras, em 2008, ou em Minas, era famoso pela facilidade com que perdia a calma. Sempre apanhou muito, mas revidava e reclamava com os árbitros. Também causou polêmica ao, no Cruzeiro, participar de festa palmeirense.

Mas ambos mudaram.

Nos últimos três jogos, Neymar apanhou calado. Sofreu mais faltas do que sua média no torneio (6,3 contra 4,6 por jogo, segundo o Datafolha), mas não reagiu. "Tem tido comportamento exemplar", elogiou Martelotte.

E passou ileso pelos juízes. "Ele viu que pode jogar bem sem reclamar do juiz ou dos adversários", completou.

No Palmeiras, os méritos para a mudança de comportamento de Kleber são de Luiz Felipe Scolari, que deu a ele braçadeira de capitão após a contusão de Marcos.

"Com a responsabilidade que foi dada, o Kleber está correspondendo. Continua apanhando em tudo quanto é jogo. Mas mostra que, com essa responsabilidade, pode apanhar um pouco e ficar quieto, que é o que está acontecendo", disse o técnico.

O Gladiador está visivelmente mais tranquilo. Em 18 jogos até aqui, recebeu quatro amarelos e nenhum vermelho. No Brasileiro-2009, pelo Cruzeiro, foi expulso duas vezes em 15 jogos.

NA TV
Santos x Palmeiras
16h
Globo e Band (para SP)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página