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07/10/2010 - 07h49

Na bilheteria, Corinthians goleia concorrência

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DE SÃO PAULO

A política de ingressos muito mais caros do que a média e o bom desempenho dentro de campo começam a criar um abismo entre o Corinthians e os outros clubes do país na bilheteria.

Nunca na era dos pontos corridos do Brasileiro, iniciada em 2003, a diferença entre o líder na venda de ingressos e os demais clubes foi tão grande como acontece agora.

Com ainda cinco jogos para disputar em casa, segundo dados da CBF, o Corinthians arrecadou R$ 12 milhões, ou 258% a mais do que a média dos outros 19 clubes --o time do Parque São Jorge amealhou mais do que o dobro do que obteve o Fluminense, o segundo na bilheteria.

No ano passado, por exemplo, o Flamengo foi quem mais ganhou com a venda de ingressos, mas o valor que arrecadou (R$ 14,5 milhões) foi 148% acima da média das outras equipes.

O Corinthians ganha com ingressos muito mais do que os outros porque sua torcida comparece em peso no Pacaembu --tem a maior média de público, com 26,3 mil entradas vendidas por jogo.

Mas a principal razão para o abismo que o separa dos concorrentes é o preço das entradas. Em média, um bilhete para os jogos do time no Brasileiro-2010 custa R$ 32.
Tirando as partidas do clube alvinegro, o valor médio dos ingressos no Nacional não chega a R$ 19. Alguns clubes são mais barateiros _o desesperado Atlético-MG chega a cobrar modestos R$ 2,50 por um ingresso.

Com os R$ 180 que o Corinthians cobra por seu setor VIP no Pacaembu, é possível comprar 72 entradas para as partidas do Atlético-MG.

Mantida a renda média superior a R$ 800 mil por jogo, o Corinthians vai terminar o Brasileiro com o recorde de bilheteria dos pontos corridos. O time deve se aproximar dos R$ 17 milhões, ou quase R$ 3 milhões a mais do que o Flamengo em 2009.

A diferença é que o time carioca levou mais de 40 mil torcedores por partida ao Maracanã, contra os 26 mil corintianos, também em média, que vão ao Pacaembu.

 

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