Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2010 - 13h05

Depois das desculpas, China suspende time de basquete após briga com brasileiros

Publicidade

DA REUTERS

A seleção masculina de basquete da China foi suspensa dos treinamentos durante um mês por causa da briga ocorrida nesta semana durante um amistoso contra a equipe de Joinville, que atuou como a seleção brasileira em amistoso realizado na última terça-feira.

A Associação Chinesa de Basquete (ACB), depois de fazer um pedido de desculpas na noite desta quarta aos jogadores brasileiros, imediatamente proibiu o time asiático de treinar enquanto uma investigação sobre o caso é realizada.

A partida, disputada na cidade de Xuchang, na província central de Henan, na China, acabou em pancadaria generalizada no primeiro minuto, após o choque entre um brasileiro e um chinês. As cenas de briga no ginásio correram o mundo e abalaram ainda mais a reputação desportiva da China.

"A associação assume plena responsabilidade por isso", disse Li Jinsheng, vice-presidente da entidade. "Ordenamos que o time suspenda seu treinamento e reflita profundamente sobre seus erros. A ACB pede sinceras desculpas ao time brasileiro, a todos os torcedores e à imprensa", diz o texto.

Depois da confusão inicial, a equipe brasileira decidiu abandonar a quadra, mas voltou a ser agredida pelos atletas chineses, segundo relato publicado nesta quinta pelo jornal "China Daily".

Os times já haviam disputado dois outros amistosos anteriores, com uma vitória para cada lado.

"Este incidente expôs a administração leniente e as deficiências educacionais da associação", disse Li, prometendo punições exemplares aos principais envolvidos, ainda antes dos Jogos Asiáticos de novembro em Cantão.

Ele acrescentou que o resultado da investigação será enviado às federações mundial e asiática de basquete. "A ACB é sempre rígida em termos de disciplina. Vamos educar nossos jogadores no sentido de que o espírito de luta em quadra não é a mesma coisa que ser rude", finalizou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página