Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2010 - 19h27

Mudança em pneus acaba com favoritismo na F-1, diz jornalista; leia íntegra do bate-papo

Publicidade

DE SÃO PAULO

A jornalista Tatiana Cunha, enviada da Folha aos Emirados Árabes Unidos, participou de bate-papo nesta quinta-feira sobre o GP de Abu Dhabi de F-1, última corrida do calendário 2010 e que irá definir o campeão da temporada.

Para a jornalista, a mudança de pneus vai acabar com favoritismo na temporada 2011 da F-1. A partir do próximo ano, a Pirelli será a nova fornecedora de pneus para a categoria. A empresa italiana entra no lugar da Bridgestone.

Arquivo pessoal
A jornalista Tatiana Cunha, repórter de automobilismo do caderno de Esporte da *Folha*, conversa com internautas sobre o GP de Abu Dhabi de F-1
A jornalista Tatiana Cunha, repórter de automobilismo da Folha, conversou com internautas sobre o GP de Abu Dhabi de F-1

TÍTULO

O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, o australiano Mark Webber e o alemão Sebastian Vettel, ambos da Red Bull, e o inglês Lewis Hamilton da McLaren estão ainda na disputa pelo título. Dos quatro, apenas Alonso é o único que depende das próprias forças.

O inglês Jenson Button, da McLaren, que buscava o bi, viu suas chances irem por água abaixo depois de terminar em quinto lugar no GP Brasil.

Após a prova de Interlagos, Alonso soma 246 pontos, Webber tem 238 e Vettel, 231. Hamilton é o quarto, com 222.

Participaram do chat 148 pessoas. Veja a agenda de bate-papo do UOL.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com a jornalista Tatiana Cunha sobre o último GP de Fórmula 1 em Abu Dhabi. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:01:58) Tatiana Cunha: Olá para todos que estão na sala!

(05:02:30) Fã da Tati: Tati como é o circuito??

(05:03:07) Tatiana Cunha: O circuito é muito bonito, um dos mais legais do calendário. Esta é minha primeira vez aqui e estou achando bem legal.

(05:03:14) tati rules: você seria contra o vettel ceder o 1o lugar para o webber?

(05:03:49) Tatiana Cunha: De jeito nenhum. A F-1 é um esporte de equipes e nada mais normal ele deixar o companheiro vencer, caso não tenha condições.

(05:03:56) Rubens: Por que todo ano tem uma equipe que se destaca muuuuito mais do que outras? O que elas fazem pra isso?

(05:04:41) Tatiana Cunha: É uma questão de tudo se encaixar. Do motor ao desenho do carro e aos pneus. Este ano foi assim com a Red Bull.

(05:04:51) lhsant: Então, o MASSA é ou não o segundo piloto da Ferrari?

(05:05:45) Tatiana Cunha: No papel, não. Mas este ano ele não foi muito bem e teve de ajudar o Alonso. Ele diz que no ano que vem estará de novo na disputa pelo título. Vamos esperar para ver.

(05:05:54) Gabriel: Jacarepaguá não existe mais como circuito concorrente à F-1? E no Sul? SP oferece qual vantagem?

(05:06:33) Tatiana Cunha: Dinheiro. É só nisso que o Ecclestone pensa...

(05:06:53) Paulo: A F-1 para o Rubinho Barrichello virou uma espécie de hobby bem remunerado ou ele ainda almeja ganhar um título? O que vc acha?

(05:07:49) Tatiana Cunha: Ele certamente ainda quer vencer, se não o título, pelo menos corridas. Dinheiro eu acredito que ele não precise mais depois de 18 anos na F-1.

(05:08:17) tati rules: quantos anos de f1 vc da para o Barrichello?

(05:09:01) Tatiana Cunha: Ele diz que ainda 'tem muito gás'. Diz que não se vê parando em um ou dois anos. Eu diria que mais um é realista. Depois já não sei.

(05:09:12) Tiago: O Bruno Senna se mostrou um bom piloto? dá para criarmos alguma expectativa em relação a ele?

(05:10:56) Tatiana Cunha: Com um carro sofrível como o que ele teve neste ano é complicado dizer. O Bruno não tem muita experiência como piloto, mas nas
categorias em que correu, sempre evoluiu muito rápido. Vamos esperar para ver como ele se sairá num carro mais competitivo.

(05:11:40) dudu: Tati, qual vc acha q é o motivo de o Bruno Senna estar tendo um desempenho tão ruim? é o carro dele ou ele ainda não é bom mesmo? Pois o tio
dele começou em um carro ruim tbm não? e mesmo assim mostrou seu talento!

(05:12:34) Tatiana Cunha: Acho ruim fazermos comparações com o tio dele, que era um piloto fora de série. O carro dele neste ano é muito, muito ruim.

(05:12:44) D_Maulana: Tatiana, em uma primeira analise, a Red Bull está muito na frente da Ferrari e da McLaren ou poderemos ver um equilibrio ai em Abu
Dhabi?

(05:13:53) Tatiana Cunha: Pelo que todos os pilotos disseram hoje, a Red Bull deve andar bem aqui. A McLaren também pode entrar no bolo pelas características
do circuito.

(05:14:11) Lelê Furacão: Para a carreira do Massa, faz diferença se Alonso, Vettel ou Webber ganhar?

(05:15:16) Tatiana Cunha: Acho que se o Alonso vencer não vai ser muito bom para ele. Hoje, porém, Massa disse que as pessoas se esquecem de como foi em
2007, quando o Kimi foi campeão. Em 2008 ele lutou pelo título...

(05:15:33) CHORONSO: Como é o público que assiste corrida em abu dhabi? Só MAGNATAS do exterior? Ou a população local tb assite?

(05:16:21) Tatiana Cunha: Não vim a Abu Dhabi no ano passado e hoje ainda não tinha muita gente no circuito. Mas já vi muitos europeus pela cidade. Acho que
tem de tudo um pouco.

(05:16:34) Arth: Conquistando o campenoato de 2010, Alonso deve seguir motivado para a próxima temporada. Vc acha que ainda pode-se esperar alguma reação
de Massa?

(05:17:15) Tatiana Cunha: Acho que sim. O Massa trabalha bem sob pressão. Acredito que ele pode ainda ser competitivo no ano que vem.

(05:17:29) leo: Tatiana, já ouvi muita gente dizer que o Alonso é o Dick Vigarista da F-1. É verdade? O cara é mau carater, mesmo?

(05:18:19) Tatiana Cunha: Todo mundo diz que ele é um cara difícil para se trabalhar, que gosta de ter a equipe trabalhando para ele exclusivamente. E que é
chorão todo mundo sabe.

(05:18:33) Tiago: Qual a sua opinião sobre o caso Nelsinho Piquet? Ele ainda pode voltar à F-1?

(05:19:30) Tatiana Cunha: Acho difícil. Ele está se divertindo nos EUA e não sei se ele tem alguma pretensão de voltar à F-1.

(05:19:41) PedroGP: Entre Bruno Senna e Lucas Di Grassi, vocÊ acha qual um piloto com mais perspectiva na F1?

(05:20:32) Tatiana Cunha: Acho que o sobrenome ajuda o Bruno. O Lucas é um piloto muito inteligente. Difícil dizer quem tem mais futuro...

(05:21:09) Roger: Vc acha que as mudanças de regras tornaram as provas de fato mais interessantes? Tenho a impressão de que não mudou tanto assim...

(05:22:09) Tatiana Cunha: Concordo com você. Nem as regras nem o sistema de pontuação mudaram muita coisa.

(05:22:39) futmar: Massa e Schumacher reclamaram a temporada toda dos pneus, com a pirelli entrando a vida deles deve melhorar ou se complicar para 2011,
sei que vc nao tem bola de cristal, mas oque acha?

(05:23:24) Tatiana Cunha: Na semana que vem eles farão o primeiro teste com a Pirelli e assim teremos uma ideia mais clara do que acontecerá.

(05:23:34) maxcar: Tatiana, vc acha que o RB assina contrato com a Williams ainda esse ano?

(05:24:19) Tatiana Cunha: Eu acho que sim. Pelo que se ouve no paddock ele já teria inclusive assinado. Só estaria esperando a definição do companheiro, que
está emperrada. Eu apostaria que ele segue em 2011.

(05:24:59) Roger: Quando falamos que um carro é muito ruim, o que falta nele? Todas as equipes não têm engenheiros competentes?

(05:25:57) Tatiana Cunha: Teoricamente sim. Mas um time como a Hispania, do Bruno, por exemplo, não tem simulador, túnel de vento nem experiência. Eles
começaram praticamente do zero neste ano.

(05:26:25) Adriano: Tatiana, pelo que li na imprensa internacional, houve uma repercussão muito negativa do incidente envolvendo o Button no Brasil, inclusive com
alguns comentando que a prova no país deveria ser removida do calendário. Você ouviu algo a respeito, ou já foi tudo esquecido?

(05:27:23) Tatiana Cunha: As pessoas ainda comentam. Hoje, por exemplo, dois estrangeiros vieram falar comigo. O Button levou numa boa, mas a imprensa foi
bastante crítica. Com razão.

(05:27:36) PedroGP: Webber um otimo piloto, mas se ele nao conquistar esse ano o titulo pode praticamente ter acabado sua carreira na F1?

(05:28:53) Tatiana Cunha: Ele disse hoje que terá uma nova chance de disputar o título no ano que vem, mas é difícil saber, porque, como falamos antes, os pneus
mudarão no ano que vem e ninguém sabe ainda o que acontecerá. A Red Bull pode perder toda a vantagem que tem hoje...

(05:29:17) D_Maulana: E qual poderia ser então o trunfo do Alonso para conquistar o título. Uma aposta nos treinos ou uma estratégia de corrida?

(05:29:51) Tatiana Cunha: Eu imagino que ele fará o possível e o impossível para sair na frente de pelo menos um dos carros da Red Bull.

(05:30:26) Lelê Furacão: Existe algum piloto brasileiro, em outras categorias, que vc acha que podemos ver em breve na F1?

(05:31:19) Tatiana Cunha: O que está mais próximo agora é o Luiz Razia, que é piloto de testes da Virgin e irá testar pela equipe na próxima semana no dia
dedicado a novatos.

(05:31:37) Cláudia: Deu pra vc sentir o clima entre Vettel e Webber? O Vettel declarou que vai ajudar se for necessário.

(05:32:21) Tatiana Cunha: Ele deu a entender que ajudará o Webber. Mas os dois já não são amigos como antes e não escondem que a relação azedou depois da
batida na Turquia.

(05:32:30) junior: Tatiana vc acredita que o Massa ficou mais lento após o acidente e o nascimento do filho?

(05:33:50) Tatiana Cunha: Não acho que isso tenha relação. No Bahrein, por exemplo, a primeira corrida do ano, ele largou na frente do Alonso. Acho que os pneus
realmente não ajudaram. E agora no fim, depois da polêmica na Alemanha, acho que ele ficou desmotivado.

(05:33:59) DOUGLAS: o massa disse agoera pouco que se o alonso vencer o campeonato o alonso não vai ser primeiro piloto oque voce acha disso o massa vai
ser segundo piloto ano que vem

(05:35:14) Tatiana Cunha: O Massa acredita que em 2011 as coisas começarão do zero, como prometeu o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali. Ele já passou por
isso em 2007 e 2008, quando lutou pelo título no ano seguinte ao Kimi ter sido campeão. Resta ver se com o Alonso ele conseguirá fazer o mesmo.

(05:35:28) leo: Tatiana, o Massa nunca ganhou nada. O Rubinho está em fim de carreira. Bruno Senna e DiGrassi estão em equipes cujos carros são tartarugas. O
Brasil acabou na F-1?

(05:36:21) Tatiana Cunha: A situação do Brasil para os próximos anos realmente não parce boa. Mas acho que ainda podemos esperar algumas vitórias no ano
que vem.

(05:36:36) Cláudia: Já existe alguma confirmação do Senna na Lotus?

(05:37:28) Tatiana Cunha: De maneira nenhuma. Apenas boatos de quem não cobre a temporada. Isso inclusive deixou o Bruno bastante chateado e em situação
complicada para negociar com outros times.

(05:38:04) tati rules: você não acha que faria mais sentido terminar a temporada num circuito de tradição? como sp, por exemplo.

(05:38:54) Tatiana Cunha: Sim, terminar o campeonato em Interlagos, por exemplo, seria sensacional. Mas na F-1 hoje as coisas acontecem mais por dinheiro do
que por tradição. Uma pena.

(05:39:30) Alexandre: Se alguem da RBR for campeão, o perdedor corre o risco de ser segundo piloto?

(05:40:34) Tatiana Cunha: Existe um rumor de que se o Webber vencer ele pode se aposentar. Eu sinceramente não acho que alguém será segundo piloto no ano
que vem. Quem começar o ano melhor terá prioridade mais para a frente.

(05:40:44) Arth: Para 2011 o grid está praticamente fechado, mas, aí em Abu Dhabi, já rola comentários para a dança das cadeiras de 2012?

(05:41:14) Tatiana Cunha: 2012? Não, ainda não. Os pilotos ainda estão tentando se arrumar para 2011...

(05:41:33) Lelê Furacão: Qual o seu circuito predileto na F1?

(05:42:21) Tatiana Cunha: Pergunta difícil... Como atmosfera, Interlagos. Infraestrutura, Abu Dhabi. Glamour, Mônaco. E por aí vai!!!

(05:42:43) Adriano: Tatiana, qual a expectativa no momento em relação às equipes que devem começar bem na próxima temporada? Quem investiu mais em
desenvolvimento do novo carro até agora?

(05:43:42) Tatiana Cunha: Acho que as de sempre... McLaren e Ferrari sempre vão bem. A Mercedes promete vir com tudo. E a Red Bull já vem bem há dois
anos.

(05:43:59) DOUGLAS: com a questão de jogo de equipe qual equipe tomou a decisão certa na sua opinião areed bull ou a ferrari

(05:44:56) Tatiana Cunha: Eu ainda acho que a Ferrari decidiu muito antes da hora. Eu, se fosse chefe de uma equipe, teria adotado postura igual à da Red Bull.

(05:45:19) marcela: Como é a Infra- estrutura do circuito em comparação com o Brasil?

(05:46:06) Tatiana Cunha: É incrível. O paddock é super funcional, as instalações para os times são de primeira e para a imprensa idem.

(05:46:15) Bortote: Tatiana, a pista de Adu Dhabi é melhor para qual equipe?

(05:47:24) Tatiana Cunha: Em teoria para a Red Bull, que tem boa velociade nas curvas. Mas a McLaren também pode ir bem pela velocidade em retas.

(05:47:36) Corredor X: Vc não acha que ficaria melhor um piloto para cada equipe e aí cada um por si?Acabaria com esta jogada de equipes e aí o Massa não teria
que engulir alguns 'sapos' né?

(05:48:31) Tatiana Cunha: É, mas aí não seria um time, né? A F-1 tem um campeonato para os construtores que dá muito dinheiro às equipes e esta é a prioridade
deles...

(05:48:43) Agnaldo -RedBull-: que tudo ocorra bem entre todos nesta ultima prova. quais as probabiliodades de acontecer alguma situação inusitada, já que
ultimamente na f-1 tem ocorrido?

(05:49:56) Tatiana Cunha: Difícil saber... pelo fato de aqui ser no deserto, a possibilidade de chover é mínima. Ou seja, a chance de algo inusitado é pouca.

(05:50:05) Arth: E o Schumacher? Você acha que ainda se espera bons resultados do alemão?

(05:50:46) Tatiana Cunha: Eu acredito que no ano que vem ele estará bem mais competitivo do que neste, principalmente porque participou do desenvolvimento do
carro de 2011.

(05:50:53) Bortote: Tatiana, você acha que a evolução da Willians na temporada tem alguma coisa a ver com o Rubinho?

(05:51:29) Tatiana Cunha: Sim, acredito que sim. A equipe toda está bastante feliz com o trabalho dele, justamente por isso não imagino que o tirem para 2011.

(05:51:33) Alonso is a Crap: Qual a chance para o ano que vem de haver Hulkenberg e Maldonado na Williams?

(05:52:38) Tatiana Cunha: Eu diria que quase nula. Como eu disse, o Barrichello está sendo importante para o time. O Maldonado tem dinheiro, mas não tem nada
certo ainda. E o Hulkenberg já mostrou ter talento.

(05:52:51) Fernando: Desde o desaparecimento de Ayrton Senna, em 1994, o público brasileiro convive com pilotos que não são bons o suficiente para deixarem de
ocupar apenas o lugar de coadjuvantes de seus companheiros de equipe. Há hoje, nas categorias de acesso à F1 do automobilismo europeu, algum nome brasileiro
que possa ser apontado pela crítica especializada como um potencial futuro talento capaz de resgatar a tradição de títulos do Brasil na categoria?

(05:54:20) Tatiana Cunha: Sinceramente vejo a situação no Brasil bastante complicada. Não há mais categorias de base que deem formação em monopostos e os
pilotos precisam ir para a Europa, o que demanda muito dinheiro. Se não mudarmos algo em breve, corremos o risco de ficar sem brasileiros na F-1 num futuro
próximo.

(05:54:28) Daniel: Boa tarde, Qual seu palpite para a disputa do titulo?? Eu torço pelo Weber pra mim o mais regular dos pilotos...

(05:55:03) Tatiana Cunha: Palpite? Eu acho que dá Webber...

(05:55:54) futmar: a partir de 2011 as ordens de equipe estarao liberadas?

(05:56:35) Tatiana Cunha: Por enquanto não há nada neste sentido. O presidente da FIA, Jean Todt, prometeu discutir o assunto com as equipes.

(05:56:45) Bortote: Para você qual foi a melhor corrida nessa temporada?

(05:57:42) Tatiana Cunha: Difícil... Acho que a Turquia foi uma das mais emocionantes.

(05:58:02) Tatiana Cunha: Pessoal, obrigada pela participação e até a próxima!;)

(05:58:05) Moderadora UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Tatiana Cunha e de todos os internautas. Até o próximo!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página