Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2010 - 12h53

Sebastian Vettel chega ao auge da carreira aos 23 anos; é o mais jovem campeão

Publicidade

DE SÃO PAULO

Ao triunfar na temporada 2010 da F-1 neste domingo, o alemão Sebastian Vettel, da equipe Red Bull, alcançou o auge de sua carreira aos 23 anos. É o piloto mais jovem a conquistar o título.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
Veja classificação do Mundial
Vettel desbanca Alonso, vence em Abu Dhabi
Equilíbrio marca temporada 2010 da F-1
Com campanhas fracas, brasileiros ficam em segundo plano

Vettel ingressou na categoria, em 2007, como piloto da Toro Rosso e chegou a ser comparado ao compatriota Michael Schumacher, heptacampeão da modalidade.

Luca Bruno/AP
Sebastian Vettel festeja triunfo em Abu Dhabi
Sebastian Vettel festeja triunfo em Abu Dhabi

"Não tenho ídolos tão grandes. O Michael [Schumacher] era meu ídolo, mas ele não é muito grande, tem só 1,75 m [risos]", brincou.

Vettel, nascido em 3 de julho de 1987, na cidade de Heppenheim, já era terceiro piloto da equipe BMW Sauber desde o GP da Turquia de 2006, quando se tornou o homem mais jovem a participar da F-1, mesmo que ainda não tivesse disputado uma corrida pela categoria.

Em meados de 2008, Vettel foi oficialmente anunciado como novo piloto da Red Bull para 2009, em substituição ao escocês David Coulthard, que encerrou sua carreira no fim daquele ano.

A primeira vitória do alemão veio ainda na Toro Rosso, no GP da Itália, quando se tornou, ao mesmo tempo, o piloto mais jovem a fazer uma pole position e a vencer uma corrida, na época ainda com 21 anos.

Recordista de pole positions em 2010, com dez, Vettel faz questão de não ter empresários gerenciando sua carreira.

"Não preciso de alguém segurando minha mão. Empresário não é só alguém que fica com uma porcentagem do seu salário, para mim ele tem de cuidar de você, falar nas horas boas e ruins. Por várias razões nunca encontrei essa pessoa", disse.

A campanha de Vettel de 2010 teve cinco vitórias e mais cinco pódios.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página