Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2010 - 15h12

Messi e Cristiano Ronaldo ganham bonecos que simbolizam o presépio catalão

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O atacante argentino, Lionel Messi, e o meia-atacante português Cristiano Ronaldo serão novamente homenageados com "caganers", figura tradicional do presépio catalão que, como seu nome indica, retrata um bonequinho defecando no campo.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Segundo a lenda, o bonequinho simboliza o camponês que, apertado pela necessidade fisiológica, se alivia no campo, adubando a terra, e trazendo fertilidade e bonança, sendo, por este motivo, indispensável no presépio catalão.

Lluis Gene/AFP
Bonecos de Messi e Cristiano Ronaldo se defecando no campo
Bonecos de Messi e Cristiano Ronaldo se defecando no campo

À medida que os anos passavam, os personagens mais midiáticos do ano foram ganhando "caganers", presentes na comemoração doméstica natalina e, pelo segundo ano consecutivo, um Messi "reeditado e com o troféu da Bola de Ouro em suas mãos" superará outras figuras famosas, disse Marc Alós, integrante da família Alós-Plá, empresa líder nesta confecção artesanal, à reportagem.

Messi é capaz de superar "outras figuras que, sobretudo para as crianças, foram criadas a partir de personagens de desenho animado e outros ícones infantis", como Bob Esponja, "mas também este ano será muito solicitado o de Michael Jackson", acrescentou Alós.

Alós calculou em 15 mil o total de bonecos preparados para este ano, vendidos a um preço entre seis e quinze euros (R$ 14 e R$ 35).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página