Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2010 - 12h49

Apadrinhado por Chávez, venezuelano é anunciado como novo parceiro de Barrichello

Publicidade

DE SÃO PAULO

O piloto venezuelano Pastor Maldonado, de 25 anos, foi confirmado como piloto da Williams em 2011 e correrá ao lado do brasileiro Rubens Barrichello. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela equipe inglesa.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Miguel Gutierrez/AFP
O piloto venezuelano Pastor Maldonado
O piloto venezuelano Pastor Maldonado

Atual campeão da categoria GP2, Maldonado, que deve correr com o número 12 (Barrichello será o 11) é bancado por dez instituições públicas da Venezuela e ele entrará na vaga do alemão Nico Hulkenberg.

Sua lista de patrocinadores inclui, entre outros, ministérios (Esporte e Turismo), bancos (Banco de Desarrollo Económico y Social e Banco de Comercio Exterior), companhia petrolífera (PDVSA), empresa de telecomunicações (CanTV) e o governo de Hugo Chávez.

Inclusive, foi a grande quantidade de patrocínios que abriu as portas da F-1 para o piloto venezuelano.

A Williams, hoje uma equipe mediana, recorre, assim, a um piloto que pague para correr pelo time para repor a perda de investidores.

O dinheiro investido pela Venezuela em Maldonado --foi divulgado que a petrolífera PDVSA pagaria 15 milhões de euros aos ingleses --se encaixa nas aspirações do time.

Em novembro, o venezuelano fez testes na Williams e também na Hispania, equipe em que corre o brasileiro Bruno Senna.

Sua estreia na próxima temporada da F-1 é incentivada publicamente pelo presidente Hugo Chávez.

Em setembro, quando o piloto conquistou, com uma corrida de antecedência, o título da GP2, Chávez o premiou com a Ordem do Libertador, a condecoração máxima da Venezuela.

Neste mês, após a última corrida do ano, nos Emirados Árabes, o presidente enviou ao piloto a seguinte mensagem, divulgada nos meios de comunicação do país:

"Pastor, parabéns de toda a Venezuela. Campeão mundial da GP2, antessala da F-1, com sua equipe Rapax. Orgulhoso de ti, Pastor Maldonado, siga em frente, irmão. Viva Venezuela!", disse o texto.

O amparo financeiro de Chávez é prontamente retribuído por Maldonado, presença constante em eventos de apoio ao presidente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página