Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2010 - 14h42

Vettel avalia erros e acertos da temporada 2010 e afirma que nunca fará jogo de equipe

Publicidade

DE SÃO PAULO

Um mês após a conquista do Mundial de F-1, o piloto alemão Sebastian Vettel faz uma reflexão e consegue perceber os erros e acertos na temporada 2010.

Efe/Cortesia FIA
Sebastian Vettel recebe o troféu de campeão mundial de F-1, em Mônaco
Sebastian Vettel recebe o troféu de campeão mundial de F-1, em Mônaco

Em um ano cheio de altos e baixos na competição, Vettel diz que já sabe quais foram os problemas cometidos no campeonato e que agora já está muito mais experiente para não repeti-los los em 2011.

"Tive duras lições neste ano. Sei que em 2011 serei uma pessoa e um piloto muito melhor. Este temporada foi muito difícil para mim, mas felizmente teve um final doce" revelou o piloto alemão a revista Autosport, após receber o troféu de campeão mundial, na última sexta-feira.

Um dos grandes problemas do piloto em 2010 foi o relacionamento com o companheiro de equipe, o australiano Mark Webber. O atrito ficou explícito na etapa inglesa, em Silverstone. Antes da largada Webber reclamou publicamente que a equipe havia favorecido Vettel, ao dar a asa dianteira reserva do seu carro para o alemão. Na largada, os dois travaram uma disputa pela primeira posição.

O alemão largou na pole, mas logo perdeu a primeira posição para o australiano. Vettel não aceitou a perda e tentou logo voltar ao primeiro posto, mas acabou exagerando na dose e por pouco não acertou o companheiro.

Sobre o episódio, Vettel revela pela primeira vez que foi ele quem errou ao tentar a ultrapassagem em Webber.

"Bem, acho que aprendi uma lição com o incidente. Obviamente, como você pode ver o vídeo, eu errei. Fiquei muito desapontado, porque as coisas não correram de acordo com o plano e quase joguei para o alto meu título mundial. Se fosse hoje, não teria tal atitude", falou Vettel.

O piloto também comentou sobre a decisão de permitir o jogo de equipe a partir da próxima temporada.

"Nunca fiz e não é agora que é permitido que eu vou fazer. Sei quem eu sou e que não preciso disso. A vitória tem que ocorrer na pista", relatou o alemão.

Apesar de ainda estar comemorando o título da temporada, Vettel afirma que não consegue para de pensar no próximo ano.

"Não vejo a hora de 2011 chegar. Espero manter o mesmo nível competitivo e conquistar um novo título" disse.

Enquanto a próxima temporada não começa, Vettel vai desfrutar pela primeira vez de férias. Desde a última corrida, em Abu Dhabi, em novembro, o piloto não descansa. Recebeu prêmios, participou de eventos publicitários e festas. Agora, só quer repor as energias e começar 100% em 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página